Unidade Móvel de Saúde de Proença soma 586 novos utentes em 2019
A Unidade Móvel Saúde (UMS) da Câmara de Proença-a-Nova atendeu 586 utentes pela primeira vez no total de 3.010 atendimentos realizados ao longo de 2019. Este somatório corresponde a 398 saídas que este serviço realizou nas aldeias e centros de dia do Concelho, num total de 212 locais visitados, o que correspondeu a 7.457 quilómetros percorridos.
No balanço do ano passado, destaque ainda para 20 casos que foram encaminhados para o médico de família, cinco que foram encaminhados para a urgência hospitalar e um que motivou a chamada do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM”.
Carlos Dias, que é técnico de diagnóstico e terapêutica da UMS. Afirma que “é gratificante ver que podemos fazer alguma diferença na vida das pessoas e, em muitos casos, prevenir situações antes que se tornem graves ou de risco iminente”.
Do total de atendimentos, 210 utentes não eram residentes do Concelho, número explicado pela ação da UMS nas praias fluviais e zonas de lazer durante a época balnear onde, além dos rastreios, foram realizadas ações de prevenção e sensibilização sobre os cuidados a ter com o Sol, com o calor e sobre cancro da pele. Entre os rastreios realizados, estão os testes de glicémia, colesterol e triglicéridos, as avaliações de tensão arterial, de saturação de oxigénio no sangue (SpO2), de temperatura, de peso e de índice de massa corporal, entre outros.
Paralelamente, foram desenvolvidas ações de formação junto dos profissionais dos centros de dia sobre Suporte Básico de Vida, Primeiro Socorros e Prevenção de Acidentes.