PARA FEVEREIRO E MARÇO
Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa dá a conhecer programa cultural
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) apresentou o seu programa cultural para os meses de fevereiro e março, que inclui atividades como uma rota de visitas guiadas e encenadas, ateliês temáticos de cultura e gastronomia e festivais de música com entrada gratuita.
Assim, as iniciativas culturais a desenvolver no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural, promovido pela CIMBB, prosseguem o seu calendário de ações, com um conjunto de atividades nos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
Na apresentação do programa é realçado que “a Beira Baixa, sendo um dos territórios com povoamento mais antigo do País, é detentora de um vasto e rico património cultural imaterial”, sendo que “a Rota das Visitas Guiadas e Encenadas visa dar a conhecer as experiências e vivências ancestrais através da encenação de estórias, lendas e tradições culturais e gastronómicas caracterizadoras da Beira Baixa”.
No próximo fim de semana, 22 e 23 de fevereiro, em Idanha-a-Nova realiza-se uma visita guiada e encenada, conheça o Município e aproveite o que de bom o território tem para lhe oferecer.
No dia 13 de março, em Proença-a-Nova, realiza-se um passeio pedestre noturno, acompanhado de personagens míticas dos antepassados.
Na visita guiada em Penamacor, no dia 27 de março, será possível conhecer o património imaterial do Concelho. Através das lendas, tradições e do imaginário da comunidade local, ao fazer um passeio pela vila, poderão ser vistas algumas personagens míticas dos locais.
Para além das visitas guiadas e encenadas, o programa também inclui o Festival das Artes da Beira Baixa, no decorrer do qual se realizarão espetáculos musicais com a atuação de vários grupos da subregião da Beira Baixa, disseminando as melodias, os sons e as músicas características do território. O Festival decorrerá em Idanha-a-Nova, nos dias 21 e 22 de março, com o espetáculo Ecos de Sefarad.
Por outro lado também é dinamizado o ateliê temático de cultura e gastronomia Uma ponte entre dois mundos, em Idanha-a-Nova, dias 21 e 22 de março.
Para além deste, serão também desenvolvidos mais dois ateliês no próximo domingo, 23 de fevereiro. Num deles os participantes são desafiados a participar na poda tradicional de olival, em Idanha-a-Nova, enquanto no outro estão em destaque as Contradanças de Carnaval, em Vila Velha de Ródão.
Lançado em 2018, o projeto Beira Baixa Cultural consiste na dinamização de uma rota de visitas guiadas e encenadas, espetáculos de música, exposições e ateliês temáticos nos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, que integram a CIMBB, que é promotora líder do projeto.