NO FOLEFEST EM OEIRAS
ESART arrecada prémios no Folefest 2020
Os grupos de música de câmara pertencentes à classe do professor Paulo Jorge Ferreira, da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco estiveram em destaque no concurso Folefest 2020, arrecadando vários prémios. As provas decorreram em fevereiro, no Auditório do Templo da Poesia, em Oeiras.
O grupo Senza Trio, constituído por Adelina Marques, no violino; Mariana Rodrigues, no violoncelo; e Carolina Paz, no acordeão, conquistou o primeiro prémio na Categoria F – Música Câmara nível superior. Os grupos da ESART arrecadaram ainda o segundo e terceiro prémios na mesma categoria, com o Lontano Trio, constituído por Clara Gonçalves, no saxofone; Francisco Martins, no acordeão; e Pedro Vasquinho; no contrabaixo; e com o Exo-Trio, formado por Luísa Torrado, no clarinete; Matheus Borges, no violoncelo; e Ronison Borba, no acordeão, respetivamente.
Na Categoria D - Acordeão Solo, Ronison Borba foi distinguido com o segundo prémio.
O Festival-Concurso Folefest existe desde 2007, sendo composto por duas provas, uma de acordeão solo e uma nas categorias de música de câmara, permitindo o encontro entre diferentes orientações técnico-artísticas, a promoção e o desenvolvimento do nível artístico do acordeão de concerto e a sensibilização dos compositores portugueses para a criação de novas obras.