NA PRAÇA RAINHA D. LEONOR
Escuderia inaugura sede renovada
A Escuderia Castelo Branco (ECB) inaugurou, na passada sexta-feira, 13 de março, a sede localizada na Praça Rainha D. Leonor, depois do espaço ter sido alvo de obras de renovação.
Na inauguração o presidente da Escuderia, António Sequeira, afirmou que a requalificação da sede da coletividade era “um grande objetivo” e revelou que “era um esforço definido desde que assumi a liderança da Escuderia, há 10 anos, mas ainda não tinha sido oportuno, mas, agora, conseguimos”.
António Sequeira realçou que com as obras realizadas “esperamos ter dotado a sede das condições necessárias para os sócios cá voltarem”, para mais à frente sublinhar que “este é um passo para que os sócios possam ter um local próprio de convívio, de debate, de tertúlia”.
Confessou também que “tínhamos pensado em obras muito mais simples, mas tivemos boas surpresas. Descobrimos que as paredes eram em granito, que agora está à vista, num projeto da autoria da arquiteta Cristina Martins”.
A sede da Escuderia está agora completamente diferente daquilo que era, revelando-se mais atual e acolhedora, sem esquecer a história de 55 anos do clube Albicastrense.
Assim, na sala de entrada, onde está instalado o bar, algumas fotografias da história da Escuderia podem ser vistas nas paredes.
Já no corredor intermédio, quem frequentar o espaço, logo à entrada depara-se com várias fotografias alusivas ao piloto Albicastrense Manuel Rolo, bem como com o volante do Renault 11 Turbo com o qual se sagrou Campeão Nacional de Ralis, no Agrupamento de Produção, ou seja no Grupo N, em 1997, que ofereceu à Escuderia. Este espaço, no entanto, como adianta António Sequeira, será dinâmico, uma vez que depois de Manuel Rolo, também outros pilotos Albicastrenses verão a sua carreira desportiva ali recordada.
Ainda no esmo corredor, também estão expostas várias notícias dos jornais de Castelo Branco, sobre a Escuderia.
Já na sala de convívio, para além de várias taças e troféus, as fotografias também têm uma presença dominante. Isto, porque numa das paredes estão as fotografias de todos os presidentes da coletividade, desde a sua fundação. Noutra das paredes estão patentes as fotos dos 26 sócios fundadores da Escuderia, em 1964, havendo a realçar que desses apenas quatro são vivos, tratando-se de Luís Marçal Grilo, Eduardo Marçal Grilo, José Morgado Duarte e Humberto Salavessa.
De referir, ainda, que apesar da sede ter sido inaugurada o espaço vai manter-se fechado, como medida preventiva em relação ao COVID-19.
António Tavares