Clarice Lispector para comemorar o Dia Mundial da língua Portuguesa
A Alma Azul, para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que é assinalado dia 5 de maio, escolheu o texto Declaração de Amor à Língua Portuguesa, de Clarice Lispector; para a Comunidade de Leitores em Quarentena, que promove de 3 a 9 de maio. Quem quiser participar deve inscrever-se em alma.azul.1999@gmail.com até às 23 horas do próximo sábado, 2 de maio.
No domingo, 3 de maio, a Alma Azul distribui o texto em rede, por todos os inscritos, com um anexo a explicar o funcionamento da Comunidade de Leitores. Os participantes na Comunidade têm até sexta-feira, dia 8 de maio, para enviar os seus comentários, que serão partilhados por todos os inscritos, no dia 9, sábado.
Sempre que é adequado e para estimular a criatividade e o pensamento, a Alma Azul partilha também comentários de referência ao texto.
Não é o caso da semana em que se assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa, pela clareza do texto de Clarice Lispector, que nasceu na Ucrânia, em 1920, emigrando criança para o Brasil, país onde é um mito, além de uma das autoras mais importante da língua portuguesa.
Assim, o comentário da Comunidade de Leitores em Quarentena será sobre a Declaração de Amor à Língua Portuguesa, que Clarice Lispector publicou no Jornal do Brasil, a 11 de maio de 1968.