DO MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DA AÇÃO CLIMÁTICA
Estudos de criação da Barragem do Alvito concluídos este ano
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática afirma que “os estudos desenvolvidos pela Associação Portuguesa do Ambiente (APA), relativamente à criação duma albufeira de regularização no Rio Ocreza (Barragem do Alvito), estarão concluídos em 2020”.
A garantia foi dada pelo Ministério na resposta a uma pergunta apresentada em dezembro do ano passado pelos deputados do Partido Socialista (PS) eleitos pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco, Hortense Martins, Joana Bento e Nuno Fazenda.
A resposta adianta também que “estão igualmente a ser realizados, pela APA, estudos para avaliar as disponibilidades existentes e futuras face aos efeitos associados aos cenários das alterações climáticas”.
Passos com os quais o Ministério defende que se “pretende avaliar as interligações entre os diferentes sistemas já existentes, tornando-os mais resilientes, bem como apurar os locais com potencialidade para novas albufeiras que permitam a regularização do regime de caudais do Rio Tejo”.
Uma matéria em que é avançado que “a sustentabilidade ambiental e a viabilidade do armazenamento de água no Rio Ocreza será um dos aspetos em avaliação, de forma a garantir opções viáveis e que aumentem a resiliência da bacia a situações de seca prolongada, sem prejuízo da necessidade de se continuar a apostar numa maior eficiência na utilização da água e na sua reutilização”.