Edição nº 1636 - 29 de abril de 2020

DO MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DA AÇÃO CLIMÁTICA
Estudos de criação da Barragem do Alvito concluídos este ano

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática afirma que “os estudos desenvolvidos pela Associação Portuguesa do Ambiente (APA), relativamente à criação duma albufeira de regularização no Rio Ocreza (Barragem do Alvito), estarão concluídos em 2020”.
A garantia foi dada pelo Ministério na resposta a uma pergunta apresentada em dezembro do ano passado pelos deputados do Partido Socialista (PS) eleitos pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco, Hortense Martins, Joana Bento e Nuno Fazenda.
A resposta adianta também que “estão igualmente a ser realizados, pela APA, estudos para avaliar as disponibilidades existentes e futuras face aos efeitos associados aos cenários das alterações climáticas”.
Passos com os quais o Ministério defende que se “pretende avaliar as interligações entre os diferentes sistemas já existentes, tornando-os mais resilientes, bem como apurar os locais com potencialidade para novas albufeiras que permitam a regularização do regime de caudais do Rio Tejo”.
Uma matéria em que é avançado que “a sustentabilidade ambiental e a viabilidade do armazenamento de água no Rio Ocreza será um dos aspetos em avaliação, de forma a garantir opções viáveis e que aumentem a resiliência da bacia a situações de seca prolongada, sem prejuízo da necessidade de se continuar a apostar numa maior eficiência na utilização da água e na sua reutilização”.

29/04/2020
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01
10/12 a 05/01
Concurso e PresépiosBiblioteca Municipal José Cardoso Pires, Vila de Rei
tituloNoticia
14/12 a 21/12
20/12 a 21/12
Mercado de NatalJardim da Nossa Senhora da Guia, Vila de Rei
tituloNoticia
21/12
Vamos Cantar ao Deus MeninoIgreja Matriz de Alcains
tituloNoticia
21/12 a 28/12
Concertos de NatalVila de Rei e São João do Peso

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video