Câmara e Dignitude apoiam na aquisição de medicamentos
A Câmara de Vila Velha de Ródão e a Associação Dignitude assinaram o protocolo Emergência Abem: COVID-19 de forma a garantir o acesso ao medicamento aos cidadãos que não estão abrangidos pela condição de recurso do Programa Abem, mas se encontram numa situação fragilizada na sequência da pandemia por COVID-19.
O protocolo pretende alargar os beneficiários do Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento, desenvolvido pela Associação Dignitude, com o objetivo de garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica.
A adesão a este protocolo de emergência foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo municipal realizada a 17 de abril e tem a duração de três meses, podendo ser renovado por igual período de tempo caso seja necessário.
A Câmara é responsável pela referenciação e encaminhamento dos beneficiários que podem usufruir do apoio, assim como pelo financiamento em 50 por cento da comparticipação, cabendo ao Fundo Solidário Abem os restantes 50 por cento.
A distribuição dos medicamentos estará a cargo da farmácia aderente ao projeto no Concelho, neste caso a Farmácia Pinto, em Vila Velha de Ródão.
O presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, explica que “o reforço do protocolo com a Rede Solidária do Medicamento visa garantir a continuidade do acesso aos serviços de saúde, particularmente aos medicamentos, por parte dos munícipes em situação de maior vulnerabilidade por causa do COVID-19. Esta medida vem juntar-se a outras já tomadas pelo Município com o objetivo de minimizar os impactos económicos e sociais provocados por esta pandemia”.