REALIZADO NA FÁBRICA VIÚVA LAMEGO
Manuel Cargaleiro oferece painel de azulejos para Capela de S. Tomás de Aquino
O mais recente trabalho do artista Manuel Cargaleiro, realizado na Fábrica Viúva Lamego, o painel de azulejos instalado nas laterais da Capela da Misericórdia, na Paróquia de S. Tomás de Aquino, em Lisboa, foi inaugurado no dia 3 de agosto.
Na inauguração, que contou com um grupo restrito de amigos, devido às medidas para contenção do COVID-19, o Mestre Cargleiro disse que “Fazer isto é como escrever uma oração. Quis fazer esta riqueza para Deus, como uma pessoa simples que faz o ramo mais bonito para Deus.”
O painel em cerâmica, apresenta um motivo que se repete, e que é, segundo o artista “uma cruz desconstruída”. Os azulejos, em branco, vermelho, verde, amarelo e azul vibrantes, que surgem em losangos e círculos, são pontuados, aqui e ali, por um triângulo revestido a folha de ouro.
Esse detalhe permite também leituras distintas da obra, consoante a iluminação que recebe. “Não sabia o que ia fazer, mas sabia que deveria ser três coisas: algo simples, algo meu e uma riqueza para Deus”, declarou o pintor e ceramista de 93 anos, após a bênção da obra, pelo pároco, P. Nélio Pita.
“A obra de Mestre Cargaleiro enriquece a arte contemporânea com que a paróquia tem dotado a igreja, depois dos painéis de Ilda David no presbitério, evocativos de S. Tomás de Aquino e de S. Vicente de Paulo”, realça a Fundação Cargaleiro, em comunicado.
Nascido em Vila Velha de Ródão em 1927, Manuel Alves Cargaleiro, autor de peças em cerâmica, pintura, gravura, guache, tapeçaria e desenho, foi condecorado por três Presidentes da República, Ramalho Eanes, Mário Soares e Marcelo Rebelo de Sousa, tendo recebido inúmeras distinções em Portugal e no estrangeiro, podendo o seu grande acervo ser contemplado no Museu Cargaleiro em Castelo Branco.