MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA PROÍBE A REALIZAÇÃO DA BAJA
Baja TT do Pinhal tem nova data
A Baja TT do Pinhal, agendada para os dias 12 e 13 de setembro, foi cancelada. O prolongamento da situação de alerta por risco de incêndio rural determinou a não realização da ronda que marcaria o regresso da atividade no todo-o-terreno depois da suspensão provocada pela pandemia do SARS-COV2.
“Fomos surpreendidos com esta decisão tomada de forma unilateral pelo senhor ministro da Administração Interna. Fomos informados pela televisão do sucedido. Não entendemos a precipitação da decisão até porque as temperaturas baixaram substancialmente do fim de semana passado para agora, reduzindo drasticamente o risco de incêndio. Tínhamos todos os planos de ação preparados, nomeadamente com a Proteção Civil Nacional para fazer face a qualquer problema que surgisse. Lamentamos profundamente a decisão tomada quando tínhamos cerca de 90 por cento dos concorrentes, vindos de vários pontos do mundo, para participarem na Baja TT do Pinhal de 2020, (…) a edição da Baja TT do Pinhal delineada pela Escuderia Castelo Branco tinha um percurso em que 80 por cento da área já tinha ardido, infelizmente, nos últimos anos”, afirmou António Sequeira, presidente da Escuderia Castelo Branco.
A organização da Baja TT do Pinhal não teve outra opção e foi forçada a cancelar a prova pontuável para o Europeu e para a Taça do Mundo FIM de Bajas, bem como para o Campeonato de Portugal de TT e para o Campeonato Nacional de TT.
Os responsáveis da Escuderia Castelo Branco procuraram uma solução que minimizasse os danos causados pelo cancelamento da prova em cima da hora e a competição ainda se realizasse em tempo útil. Assim, vai avançar para a realização da Baja TT do Pinhal nos dias 19 e 20 de setembro. A solução encontrada foi aceite por entidades envolvidas e recebeu o aval da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e pela Federação de Motociclismo de Portugal.
A Baja TT do Pinhal vai ter lugar com o mesmo formato competitivo que tinha sido apresentado. Ou seja, os automóveis terão como centro operacional a Sertã, enquanto motos, quads e SSV se estabelecem em Vila Velha de Ródão. A competição vai desenrolar-se durante dois dias, com um sector seletivo para cada categoria no sábado. No domingo, os carros competem em mais um sector, enquanto motos, quads e SSV realizam dois sectores selectivos.