Edição nº 1658 - 30 de setembro de 2020

PROMOVIDA PELA ALMA AZUL
Uma homenagem sentida e emotiva ao professor Joaquim Martins

O professor Joaquim Martins foi homenageado, na tarde do passado domingo, 27 de setembro, numa sessão promovida pela Alma Azul, no jardim do Posto de Turismo de Castelo Branco.
A homenagem integrou as comemorações do 21º aniversário da Alma Azul, sendo que a sessão contou com o apoio da Câmara e da Junta de Freguesia de Castelo Branco.
Recorde-se que em 2005 foram distribuídos cerca de três mil exemplares do livro-conto O Homem de Pedra, de Ana Castro Osório, com a entrega dos livros a realizar-se dia 2 de abril, Dia Internacional do Livro Infantil, numa edição da Alma Azul e da Câmara de Castelo Branco, havendo a salientar que o professor Joaquim Martins, como realçou Elsa Ligeiro, “foi um dos obreiros dessa iniciativa”.
Uma iniciativa que se transformou numa jornada de promoção da leitura, tal como aconteceu na tarde do passado domingo. No início da homenagem, Elsa Ligeiro, o vereador da Cultura da Câmara de Castelo Branco, Carlos Semedo, e o presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, recordaram o professor Joaquim Martins e o papel ativo que teve ao longo da sua vida, nas maias variadas vertentes, sem esquecer, obviamente, os livros e a leitura.
Leitura que, de resto, preencheu a tarde do passado domingo, com os participantes, que foram limitados, devido à pandemia de COVID-19, a procederem à leitura de textos e a dizer poesia, sempre dedicada ao professor Joaquim Martins.
Foi, assim, mais uma tarde de promoção da leitura, como seria do agrado do professor Joaquim Martins, numa homenagem sentida e emotiva, na qual participaram ativamente a viúva, os filhos e os netos, muitos amigos e alguns dos jovens que em 2005 receberam o livro de Ana Castro Osório.

30/09/2020
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video