Edição nº 1658 - 30 de setembro de 2020

PENHA GARCIA E IDANHA-A-VELHA
Arrebita Idanha Bio traz chefs famosos

Idanha-a-Nova acolhe, no próximo fim de semana, 3 e 4 de outubro, o Arrebita Idanha Bio, que é uma iniciativa criada pela Amuse Bouche especialmente para este período de pandemia, centrada na sustentabilidade e na biodiversidade e com o intuito de estimular a economia rural do Interior e o turismo nacional.
Em dois dias de comunhão com a natureza e com as mais antigas tradições e culturas da região, 25 chefs portugueses de topo cozinham com mestria os melhores produtos biológicos locais em duas das mais antigas aldeias do município, Penha Garcia e Idanha-a-Velha. José Avillez, Alexandre Silva, Óscar Geadas e José Júlio Vintém, foram os primeiros nomes confirmados daquele que é o primeiro evento 100 por cento sustentável e biológico da gas-tronomia em Portugal.
Tendo como objetivo a revitalização da economia regional e nacional, o Arrebita Idanha Bio tem como prioridade absoluta a segurança de todos os envolvidos, bem como das populações locais. Por esse motivo, e em concordância com as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS), Proteção Civil, Bombeiros e Guarda Nacional Republicana (GNR), os percursos são controlados e de sentido único, de forma a impedir a aglomeração de pessoas. Por iniciativa própria, a Amuse Bouche assegura ainda a realização do teste ao COVID-19 a todos os chefs participantes e staff envolvido.
Num amplo recinto natural ao ar livre, quer em Penha Garcia quer em Idanha-a-Velha, o espaço é uma das grandes mais-valias deste Arrebita, permitindo à organização cumprir todas as regras da DGS e a nova legislação decorrente da implementação do Estado de Contingência. Nesse sentido, o número de visitantes é permanentemente controlado e limitado por uma equipa de 30 colaboradores, que tem como função garantir que todos possam desfrutar do evento em segurança.
Ana Músico, CEO da Amuse Bouche, afirma que “depois do sucesso do Arrebita Portimão, acreditamos que é possível continuar a dinamizar as cidades e aldeias do País de uma forma segura e que honre as pessoas e tradições do nosso país. Este Arrebita Idanha Bio é totalmente vocacionado para a sustentabilidade e para a preservação e dinamização de uma zona rural com um património de valor incalculável”.
Sábado, 3 de outubro, o evento decorre em Penha Garcia. É nos moinhos de rodízios que alguns dos melhores chefs do País vão cozinhar pratos no fogo e inspirados nas tradições da região. Localizados nas margens do Rio Ponsul, estes moinhos onde outrora se produziam farinhas de trigo e centeio estão inseridos na Rota dos Fósseis e no Parque Icnológico, uma zona classificada pela UNESCO, enquanto Geomonumento do Geopark Naturtejo, onde se encontram vestígios de trilobites com 480 milhões de anos.
Domingo, 4 de outubro, é a vez de Idanha-a-Velha, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, receber os cozinheiros nas suas ruas e ruínas romanas. Um palco natural privilegiado onde os visitantes terão oportunidade de provar a mais inventiva e contemporânea cozinha de rua, em criações que valorizam os melhores e mais frescos produtos da região numa lógica sustentável.
A iniciativa está inserida na programação oficial da Lisboa Capital Verde 2020 e conta com o apoio e colaboração das câmaras de Lisboa e de Idanha-a-Nova.
Com acesso gratuito em ambos os dias, o Arrebita Idanha Bio decorre entre as 12h30 e as 19 horas, no sábado, 3 de outubro, e no período das 12h30 às 20h30 no domingo, 4 de outubro. Os pratos custam entre cinco e oito euros.

30/09/2020
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video