INTEGRARAM O PLANO CENTENÁRIO
Antigas escolas primárias convertidas em unidades de alojamento local
A Câmara de Proença-a-Nova, com o objetivo de aumentar e dinamizar a oferta turística no Concelho, vai transformar as antigas escolas primárias de Vale da Ursa, Fórneas, Vergão e Corgas em unidades de Alojamento Local, tendo em conta que estes edifícios, que integraram o Plano do Centenário, se encontram atualmente abandonados depois de, durante décadas, terem acolhido centenas de crianças no início do seu processo de escolarização.
Através da valorização dos edifícios, pretende-se que a escola volte a abrir portas para receber pessoas. Assim, existirá uma reorganização e adaptação para que o seu funcionamento contribua para alojar turistas que visitem o Concelho, com capacidade para acomodar duas famílias. Para além dos interiores, também o exterior será transformado com a construção de uma piscina.
A iniciativa insere-se na estratégia de reabilitação urbana da Câmara, que pretende intervir, neste caso concreto, em edifícios icónicos nas aldeias, tendo em conta os processos de abandono a que estão votados, contribuindo para reverter esses cenários e incentivar nova vida nas aldeias com a esperada chegada de turistas. Em muitas outras aldeias, as antigas escolas primárias foram intervencionadas e reconvertidas em sedes das associações locais, acolhendo as suas iniciativas, ou até em Fábrica da Tigelada, no caso da Escola Primária do Pergulho, tendo em conta a fama deste doce nesta zona do Concelho.
A Escola Primária de Vale da Ursa será a primeira a ser intervencionada. O projeto de requalificação já realizado pela Câmara serviu de base à Prova de Aptidão Profissional (PAP) de Raquel Antunes, no âmbito do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural da Escola Pedro da Fonseca, na qual apresenta uma análise dos pontos fortes, das fraquezas, das oportunidades e das ameaças, destacando nos pontos positivos a procura de turismo de natureza e o elevado valor paisagístico do local e, no extremo oposto, a sazonalidade do turismo e o despovoamento da aldeia.