Edição nº 1665 - 18 de novembro de 2020

FACE À PANDEMIA DE COVID-19
Câmara avança com medida #CasteloBrancoApoia

A Câmara de Castelo Branco apresentou esta terça-feira, 17 de novembro, as Medidas Extraordinárias de Apoio à Comunidade Albicastrense, no âmbito da pandemia de COVID-19, que denomina de #CasteloBrancoApoia.
O presidente da Câmara, José Augusto Alves, começou por recordar que na primeira fase da pandemia as medidas adotadas pela autarquia implicaram um investimento de “mais de um milhão e 500 mil euros”, para adiantar que, agora, o #CasteloBrancoApoia vai incidir em três áreas, que são a saúde, o apoio social e a economia.
No que se refere ao #CasteloBrancoApoiaSaúde contempla a aquisição de mais equipamentos preventivos para as escolas, dando como exemplos “dispensadores de álcool gel, tapetes, equipamentos de desinfeção e fatos completos, para proceder à aplicação destes”, sendo que as “necessidades foram identificadas em reuniões com os agrupamentos de escolas”.
Por outro lado surge o apoio à Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), para “aquisição de equipamentos de desinfeção de todo o Hospital”, ao que se junta ainda o apoio para a “aquisição de testes rápidos”.
Também definida está a “compra de mais equipamentos para medição de temperatura em espaços municipais” e a “disponibilidade para constituir uma Área de Apoio de Retaguarda Distrital, em articulação com o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)/Escola Superior de Saúde de Castelo Branco (ESALD)”. Sobre esta matéria adiantou ainda que caso a situação da pandemia o exija “o Pavilhão Municipal está pronta para receber 60 pessoas”, enquanto “no Piso 0 da ESALD podem ser montadas 60 camas. Temos o equipamento todo e esse pode ser montado em 36 horas”.
José Augusto Alves destacou igualmente que se procederá à “aquisição e distribuição de máscaras à população”.
Assim, este é um conjunto de medidas que implica um investimento de 400 mil euros.
No que se refere ao #CasteloBrancoApoioSocial o pacote de medidas contempla “o apoio no pagamento dos valores referentes à atividade de apoio à família, no âmbito da educação Pré-escolar do ensino público, no 2º e 3º períodos; a isenção de pagamento das refeições aos alunos do escalão B, no 2º e 3º períodos; a reativação de bandas largas, para alunos com essa necessidade, no 2º e 3º períodos; a implementação da Fábrica do Jovem Empreendedor on-line; apoios os alunos do IPCB, com residência fiscal em Castelo Branco, com o pagamento parcial das propinas no presente ano letivo; o reforço da linha de apoio psicológico; a mediação da linha de apoio a compras e medicamentos; a reativação do programa Habitar Castelo Branco Solidário; o reforço da verba para o programa de distribuição gratuita de medicamentos; o apoio a famílias carenciadas através da Cáritas Interparoquial de Castelo Branco e a dinamização do Centro de Recursos COVID-19”.
Deste modo o #CasteloBrancoApoioSocial implica um investimento de 600 mil euros, de onde resulta que em conjunto com o #CasteloBrancoApoiaSaúde ascende a um milhão de euros.
Um valor que ainda registará um aumento com as medidas a implementar na área da economia, sendo que a apresentação do plano de recuperação económica pós-COVID19 será apresentado na próxima terça-feira, 24 de novembro, tal como avançou José Augusto Alves, que adiantou ainda que antes, na próxima segunda-feira, 23 de novembro, será apresentado o Natal Branco.
António Tavares

18/11/2020
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video