Todos os Poemas São de Amor na Alma Azul
A Alma Azul retoma uma das suas iniciativas com mais sucesso junto dos jovens, Todos os Poemas São de Amor; mas este ano numa versão digital e para todo o País.
Para a promoção e a divulgação da poesia, a Alma Azul criou para jovens, especialmente para alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico esta proposta-desafio de escrita de um poema, entre os dias 8 e 28 de fevereiro.
O poema é livre e realizado em contexto de aula ou em tempo livre.
Os poemas devem ser enviado para o correio eletrónico alma.azul.1999@gmail.com, até dia 28 de fevereiro.
A Alma Azul divulgará a sua proposta na rede de Bibliotecas Escolares e pelos professores de Português, num apelo à participação dos seus alunos maiores de 14 anos.
Para além dos alunos do Secundário, alarga também a iniciativa a alunos do Ensino Superior ou jovens até aos 25 anos.
A todos os participantes a Alma Azul oferece a biografia de Edgar Allan Poe, de Charles Baudelaire, editada na coleção Literatura Portátil.
Serão ainda selecionados sete trabalhos, sem qualquer classificação por ordem, aos quais a Alma Azul atribuirá um prémio literário à escolha do autor, entre os quatro títulos, que são O Jardim Perfeito, de José Guardado Moreira, ou Poemas do Manicómio de Mondragón (edição bilingue), de Leopoldo María Panero, na poesia, ou A Paixão de ana B., de Maria Manuel Viana, ou Os Canibais, de Álvaro do Carvalhal, na prosa.
Os sete poemas serão divulgados no Dia Mundial da Poesia, dia 21 de março, Agenda Alma Azul, que é semanal e digital; e nas Redes de Bibliotecas Municipais e Escolares, com quem a editora e produtora de atividades culturais, com sede em Alcains, mantém um vínculo de mais de duas décadas, e que cobrem todo o País, de Bragança a Viana do Castelo, do Porto a Aveiro, do Fundão a Beja de Albufeira a Tavira.
Recorde-se que Todos os Poemas São de Amor se iniciou em Castelo Branco, numa parceria Alma Azul e Governo Civil e com a colaboração das escolas secundárias do Concelho. A entrega de prémios realizava-se no Salão Nobre do Governo Civil de Castelo Branco, com a presença dos alunos, professores e público em geral.