Edição nº 1681 - 10 de março de 2021

PSD encerra ciclo de conferências em vídeo

O Partido Social Democrata (PSD), no âmbito do projeto Construir a Mudança, realizou, dia 27 de fevereiro, a conferência em vídeo Castelo Branco, concelho do Emprego e do Investimento, que contou com participação de José Gameiro, José Carlos Beato e Ana Paula Rafael, com o debate a ser moderado por Hugo Lopes.
José Gameiro salientou a importância de a região ter cobertura de rede 5G, enquanto fator competitivo e assim assegurar uma conetividade de última geração no Interior. Outro aspeto considerado “imprescindível para gerar emprego qualificado está na capacidade do território qualificar e reter os melhores alunos”, sendo ainda defendido que “Castelo Branco podia ter uma grande importância na distribuição de fundos europeus pela sua centralidade, se houvesse uma articulação entre o Município e os empresários”.
Para José Carlos Beato “ninguém consegue fixar pessoas em lado nenhum se elas não tiverem emprego. Por isso, criar emprego qualificado deveria ser a prioridade número um da Câmara, como gestora do nosso território e não o é há mais de 20 anos”.
Salienta que Castelo Branco “precisa, com urgência, de um plano estratégico para o investimento” e na sua perspetiva é preciso “tirar os pés de Castelo Branco e ir lá fora buscar empresas” Isto é, a Câmara Municipal tem de fazer o seu trabalho de casa e vender Castelo Branco como um local de investimento por excelência e criar a sua própria bazuca financeira para atrair e fixar empresas”. Defende ainda que o “gabinete de investimento deveria ser o mais importante numa Câmara Municipal e deveria ter um papel proactivo na captação de investimento”.
Ana Paula Rafael reiterou a importância de existir uma estratégia e um planeamento efetivo para o investimento e, em especial para a indústria. Neste sentido, refere a “importância de dinamizar parcerias colaborativas e centros de inovação que envolvam empresas, escolas e o município. Só através de uma estratégia podemos tirar partido do melhor que a região tem”. Sublinhou que “o Interior só se vai desenvolver se tiver indústria e através dela criar valor para a agricultura e a floresta”. E deixa o repto para “reindustrializar o Concelho e criar empresas exportadoras é fundamental para criar riqueza e fixar pessoas”. A empresária mencionou ainda “a importância de dialogar e atrair a diáspora, para densificar a malha populacional e estimular o consumo interno”.
Por seu lado, o presidente da Concelhia do PSD, Carlos Almeida afirmou que “o grande desafio para o nosso concelho é criar emprego qualificado. Mais que uma necessidade é uma urgência. E só assim será possível estancar o despovoamento”. Defendeu uma “visão arrojada, proactiva e inovadora para captar investimento e gerar empregos qualificados e a criação de um parque tecnológico. Outro dos pontos-chave para atrair investimento passa pela criação de programas de requalificação profissional para captar investimento pois para poder atrair empresas que gerem empregos qualificados o município precisa ter a capacidade de dizer que tem mão de obra qualificada”.
A próxima conferência em vídeo, que será a última, terá como tema Castelo Branco concelho do Futuro e realiza-se no próximo sábado, 13 de março, a partir das 16 horas.

10/03/2021
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video