Conselho Estratégico da Malcata aprova regulamento
O Conselho Estratégico da Reserva Natural da Serra da Malcata aprovou, por unanimidade, dia 19 de abril, uma proposta de alteração do Regulamento de Funcionamento do Conselho Estratégico e uma proposta das Câmara de Penamacor e do Sabugal referente às entidades a integrar na Comissão de Cogestão da Reserva Natural, representantes de instituições de Ensino Superior e de outras entidades relevantes para o desenvolvimento sustentável do território abrangido pela área protegida. As propostas foram aprovadas numa reunião que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Penamacor e que foi presidida pelo presidente do Conselho Estratégico da Reserva Natural da Serra da Malcata e vice-presidente da Câmara do Sabugal, Vítor Manuel Dias Proença; por Anabela Ramos Simões, diretora do Departamento Regional do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas; e por António Luís Beites Soares, presidente da Câmara de Penamacor, tendo contado, ainda, com a participação dos restantes membros do Conselho Estratégico, tanto em formato presencial como telemático.
O primeiro mandato do Conselho será presidido pela Câmara de Penamacor, esperando-se para breve a assinatura oficial do protocolo. António Luís Beites Soares referiu que a cogestão da Reserva Natural da Serra da Malcata é uma ambição de há muitos anos. Para o autarca este “é um território com enorme potencial turístico e endógeno, salvaguardando-se sempre a mais valia que representa a sua biodiversidade. A aprovação do modelo da cogestão da Reserva Natural da Serra da Malcata é um marco histórico”.
Por seu lado, o presidente do Conselho Estratégico da Reserva Natural da Serra da Malcata e vice-presidente da Câmara do Sabugal, Vítor Proença, salientou o entendimento entre os dois municípios nesta e noutras áreas, defendendo também que é uma ambição de há muitos anos devolver a Malcata aos cidadãos.