Amato Lusitano desenvolve várias atividades ao longo de maio
A Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento vai dinamizar, ao longo do mês de maio, um conjunto de atividades.
Assim, esta quarta-feira, 5 de maio, realiza-se uma ação de formação de combate ao tráfico de seres humanos. 18 formandos iniciam uma formação de 30 horas de agentes qualificados que atuem no domínio da prevenção, sensibilização e combate ao tráfico de seres humanos e no apoio às suas vítimas. Uma ação promovida pela Amato Lusitano que tem como organismo intermédio a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e como entidade formadora a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB).
Também esta quarta-feira, a partir das 15h30, decorre uma sessão de esclarecimento para as candidaturas Parcerias para o Impacto, iniciativa Portugal Inovação Social. A sessão é liderada pela representante da Portugal Inovação Social na Região Centro, Alexandra Neves, e pretende esclarecer as organizações, do território de Castelo Branco, sobre a candidatura atualmente em aberto no Balcão 2020. A sessão será em formato misto, on-line via Zoom e presencial, no auditório da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI).
Por outro lado tem início a atividade Conhecer para Intervir - As minorias étnicas na sociedade e no contexto global da Intervenção Social, que tem como objetivo a promoção de ações de sensibilização/informação junto dos agentes sociais locais sobre as especificidades das culturas nómadas minorias. Assim, durante o mês de maio, serão realizadas duas formações on-line em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações. A primeira denomina-se Educação Intercultural na Escola e decorrer esta quarta-feira, 5 de maio, das nove às 13 horas, e destina-se a professores e agentes educativos. A segunda denomina-se Diálogo Intercultural, tendo com destinatários dirigentes associativos, mediadores socioculturais, técnicos de intervenção/ação social professores, estudantes e a comunidade em geral, e decorre dia 17 de maio, das nove às 13 horas.
Já na próxima sexta-feira, 7 de maio, a atividade A Saúde veio ao meu Bairro está em Monforte da Beira. Trata-se de uma iniciativa para a promoção da saúde e prevenção da doença, com a realização de medições de tensão arterial, controlo de níveis de glicémia, bem como a sensibilização da comunidade cigana para áreas como a vacinação, planeamento familiar, higiene oral e nutricionismo, tendo sido também reforçado junto desta comunidade a importância das medidas de higiene e prevenção para o combate à pandemia de COVID-19. A atividade é realizada em parceria com o projeto Nós com os Outros do programa Escolhas.
Depois, dia 13 de maio, realiza-se a reunião de parcerias da Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Castelo Branco (EAVVD), convocada pela Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, como entidade gestora. A reunião tem como objetivos a presentação e avaliação do trabalho desenvolvido pela EAVVD.
Também dia 13 de maio a Amato Lusitano dinamiza, no auditório da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI), duas sessões de divulgação de ofertas de emprego registadas no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), disponíveis no Concelho de Castelo Branco. As sessões dirigem-se a utentes inscritos no Centro de Emprego como estando desempregados à procura de primeiro emprego e, desempregados à procura de novo emprego. As sessões realizam-se em parceria com o projeto CLDS 4G de Castelo Branco.
Ainda dia 13 de maio, tem início uma formação de 25 horas em parceria com a Incubadora Social IN. A formação incidirá sobre o Programa de Empreendedorismo Imigrante do ACM, PI e pretende informar e apoiar os migrantes e candidatos a empreendedores, no seu processo de empreende-dorismo/criação do próprio emprego.
No dia 19 de maio realiza-se uma oficina sobre a Lei da Imigração, destinada aos nacionais de países terceiros (NPT), com a participação de Rute Carvalho, do Alto Comissariado para as Migrações. A formação será realizada por videoconferência e paralelamente será também exibida para alguns NPT que se deslocarão à USALBI. Pretende-se informar os NPT sobre o quadro legislativo nacional.