Edição nº 1691 - 19 de maio de 2021

DE 22 DE MAIO A 6 DE JUNHO
Festival da Paisagem dá a conhecer o Geopark Naturtejo

O Festival da Paisagem está de regresso ao Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, na Região Centro de Portugal, entre 22 de maio e 6 de junho. São diversas as atividades de ciência e arte oferecidas nas imensas paisagens entre os rios Zêzere e Tejo, até à fronteira. Desporto de aventura e muito conhecimento em liberdade pela natureza são as propostas oferecidas em Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, assim como por diversos canais da Internet, ao Mundo.
O programa do Festival da Paisagem tem início no Dia Internacional da Biodiversidade, com o III BioDivSummit, em Proença-a-Nova, este ano dedicado à Economia Viva, potenciando uma reflexão em torno da proteção e valorização do território, da produção biológica e da reengenharia de processos. Nesse fim de semana decorre ainda uma ação de formação acreditada para professores organizada pelo Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra e pelo Geopark Naturtejo. À Descoberta da Geo-história dos últimos 600 Milhões de anos na Beira Baixa é o tema da formação que percorrerá alguns dos mais importantes geomonumentos deste território reconhecido pela UNESCO pelo seu património geológico, casos do Monumento Natural das Portas de Ródão, do Parque do Barrocal de Castelo Branco, das Termas de Monfortinho, do Parque Icnológico de Penha Garcia e do Monte-Ilha de Monsanto. No domingo a adrenalina sobe na Escola de Escalada da Crista do Zebro, em plena Serra do Muradal, numa organização da Câmara de Oleiros.
Durante a semana intensifica-se a oferta de conhecimento ao alcance de todos. No dia 25 de maio tem início a Formação Executiva em Geoturismo nos Geoparques UNESCO em Portugal, uma iniciativa do Turismo de Portugal e dos geoparques portugueses. Ainda nesse dia tem início o congresso internacional dedicado ao Megalitismo. Partindo do trabalho que tem sido realizado em Proença-a-Nova para a valorização do seu património arqueológico, o congresso conta com a presença de investigadores de todo o Mundo especialistas neste tipo de construções com mais de cinco mil anos que se distribuem da Europa mediterrânica e central, aos confins da Ásia.
Já no dia 27, os parceiros do projeto UNESCO GEOfood, entre os quais se inclui o Geopark Naturtejo, têm o seu seminário de apresentação GEOfood para o Desenvolvimento Sustentável nos Geoparques Mundiais da UNESCO.
Já perto do fim do dia, a Hora do Conto é dedicada à paisagem geológica de Oleiros, levando os mais jovens a descobrir esta região de montanhas encantadas.
No fim de semana de 29 de maio decorre mais uma ação de formação para professores intitulada Nas Terras do Lince - Geodiversidade de Penamacor, numa organização conjunta da Câmara de Penamacor, Geopark Naturtejo e os Geoapanhados.
Na celebração do Dia Internacional da Criança, a Câmara de Oleiros convida os mais jovens para o Eu vivo num Geopark.
Já no dia 4 tem início a primeira etapa da Aldeia do Xisto MTB Trophy 2021, num percurso circular de BTT pelas paisagens do Concelho de Oleiros.
A fechar a edição deste ano do Festival da Paisagem Geopark Naturtejo, no Dia Internacional do Meio Ambiente, será inaugurada a obra A Menina dos Medos, no meio do Rio Ocreza, em pleno geomonumento das Portas de Almourão. Esta é uma iniciativa da Câmara de Proença-a-Nova com a Experimenta Paisagem, estando a ser organizada pela Associação para o Desenvolvimento de Sobral Fernando, que inclui ainda uma visita ao Geomonumento, mostra de artesanato e os sabores da inovação à boca do forno comunitário.
Durante o Festival da Paisagem, os visitantes são convidados a visitar duas exposições em Proença-a-Nova, uma de rochas e minerais, no Centro Ciência Viva da Floresta, e Presença e Ficção, uma mostra de escultura pública e intervenções efémeras na paisagem realizadas pela Faculdade de Belas-Artes no Concelho de Proença-a-Nova, patente na Galeria Municipal.
O Festival da Paisagem integra a Semana Europeia de Geoparques que decorre em 81 geoparques UNESCO espalhados por 26 países.

19/05/2021
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
10/09 a 30/09
Cores em movimentoBiblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video