João Belém
NÃO DEVE EXISTIR MEDO DA MUDANÇA
“Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas”
Confúcio – filósofo chinês
Muitos são os desafios impostos quando se tenta implementar processos de mudanças nas organizações na tentativa de as adequarmos aos novos padrões da sociedade atual, por meio da inovação e de práticas de gestão participativa.
É de relevante importância a inserção das novas tecnologias, no sentido de propiciar o aumento da competitividade, através de soluções inovadoras na gestão com o objetivo de proporcionar um alto nível de sucesso.
No entanto, para que a mudança organizacional ocorra é preciso investir na transformação das atitudes dos intervenientes, com o objetivo de que os mesmos passem a encarar a inovação como um desafio e se sintam estimulados pela motivação pessoal e, assim, se tornem capazes de ir além dos seus próprios limites.
Nesse sentido, o gestor deve atuar como líder, ou seja, formar pessoas que o acompanhem em suas tarefas e preparaì-las para serem abertas às transformações. Assim, as práticas pedagógicas e administrativas precisam de ser orientadas para estratégias participativas, como forma de garantir uma prática contínua e de qualidade.
As constantes mudanças sociais, económicas e políticas ocorridas requerem que se atenda às exigências impostas. Portanto, na atualidade as organizações estão a passar por vários desafios e mudanças, jaì que a sociedade incita essas transformações, tornando relevantes aspetos como inovação, competitividade e produtividade.
Assim, surge o interesse em refletir sobre os desafios do gestor, para gerar um processo de mudança nas organizações que buscam adequar-se aos novos padrões da sociedade atual, por meio da inovação e da prática de gestão participativa
De acordo com Penin & Vieira (2002, In: VIEIRA, 2002) “Sempre que a sociedade se defronta com mudanças significativas nas suas bases sociais e tecnológicas, novas atribuições são exigidas”.
Assim, o papel das organizações deve estar de acordo com os interesses da sociedade atual, ou seja, é necessário assumir as características de uma instituição que atenda às exigências geradas por esses fatores empenhando-se na sua reestruturação, pois a aprendizagem agora ocupa toda a vida das pessoas, adquirindo-se conhecimentos em diversos espaços, no familiar e no social entre outros.
É importante refletir nisto…….