ASSEMBLEIA MUNICIPAL
Orçamento da Câmara revisto para mais de 18,5 milhões de euros
O orçamento da Câmara de Proença-a-Nova para 2022 foi revisto, cifrando-se agora em 18.586.405,61 euros. A alteração inclui, por um lado, o saldo de gerência de 2021, no valor de 3.337.499,50 euros, e, por outro, a redução de 636.134 euros relativamente às transferências do Orçamento do Estado para o ano 2022, para além de outros ajustes. Contas feitas, ao orçamento inicialmente aprovado, no valor de 15.733.827 euros, somam-se agora mais 2.852.578,61 euros.
Na reunião da Assembleia Municipal realizada dia 25 de fevereiro a alteração foi aprovada por maioria, com a abstenção dos deputados do Partido Social Democrata (PSD).
Para além do investimento que está a ser realizado nas áreas empresariais, com a segunda fase da expansão do Parque Empresarial de Proença-a-Nova e Área de Acolhimento do Vale Porco, o orçamento inclui a componente social, com o presidente da Câmara, João Lobo, a afirmar que “o apoio de proximidade é fulcral e relevante no âmbito da ação social, tentando minimizar as eventuais consequências de um maior isolamento da população”, destacando também a vertente patrimonial, ao avançar que “o movimento cultural, patrimonial, etnográfico e artístico terá assento na construção da Casa da Memória e da Cultura do Concelho de Proença-a-Nova e escola-oficina para valorização de património e uma aposta nos artistas e artesãos locais, um laboratório de arte e cultura que casará todos estes vetores”.
Floresta, habitação, emprego e ruralidade são outras das áreas abordadas no orçamento, com medidas a serem implementadas durante este ano.