Edição nº 1734 - 23 de março de 2022

António Tavares
Editorial

A Gazeta do Interior está em festa esta semana, pois está a comemorar o 33.º aniversário.
É verdade que todos os aniversários são importantes, mas este tem um valor algo especial, pelo facto de serem 33 anos, um número cheio de significado, por estar presente em várias situações.
A começar pela numerologia, onde o número 33 consiste no número três representado duas vezes, sendo que o número três está ligado à criatividade, à comunicação e à extroversão.
Mas o número 33 tem também uma vertente divina, uma vez que essa é considerada idade cabalística de Jesus Cristo.
As ligações existem também com a saúde, com o mais que conhecido “Diga 33”. Uma prática médica que no passado era importante, pois o número 33 provoca uma vibração nos pulmões cheios de ar. Por isso, se os pulmões tivessem fluídos, como acontece na pneumonia, o médico não sentia a mesma vibração na ponta dos dedos, no ouvido, ou no estetoscópio que era de madeira. Claro está que tudo isso está ultrapassado e faz parte do passado, mas o “Diga 33” nunca saiu do imaginário comum.
Tal como também é uma presença na memória dos Portugueses a Farinha 33, criada em 1937 e que na realidade não é uma farinha, mas uma papa.
Bom, seja como for, já lá vão 1.733, sim acaba em 33, as edições da Gazeta do Interior. Esta semana já tem nas mãos e está a ler a edição 1.734 e embora o aniversariante seja o jornal, os agradecimentos vão para os leitores, os colaboradores, os anunciantes e todos os que ao longo destes 33 anos têm sido, e continuam a ser, a razão de ser da Gazeta do Interior, que mantém como missão informar, de modo rigoroso e independente, sempre em defesa da Região.

23/03/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video