Agrupamento de Escolas Nuno Álvares premiado pela Embaixada de Espanha
O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares (AENA), de Castelo Branco, foi contacto pela Consejería de Educación de la Embajada de España, que o informou que os projetos desenvolvidos pelos alunos de Espanhol, e coordenados pelo professor Jorge Garcia, foram premiados pelo júri dos Premios Pilar Moreno Díaz de Peña.
No prazo de 10 anos, este será o quinto prémio nacional que o professor do Agrupamento e os seus alunos recebem da Embaixada de Espanha e da Secretaria-Geral de Educação e Ciência, como reconhecimento do trabalho desenvolvido na escola Albicastrense.
Os Prémios Pilar Moreno apresentam duas categorias e, em ambas, os alunos da Escola Cidade de Castelo Branco foram distinguidos. Na categoria Concurso de carteles, a aluna Mariana Abrantes alcançou o primeiro lugar nacional e, na categoria Un viaje cultural a España, o projeto desenvolvido durante o segundo período pela turma B do 9.º ano conquistou o segundo lugar.
Os prémios serão entregues numa cerimónia a decorrer em Lisboa, dia 19 de maio, onde o Agrupamento de Escolas Nuno Álvares será representado por um grupo de alunos, pelo professor Jorge Garcia e pelo diretor do AENA, António Carvalho.
Os prémios, no valor de 3.350 euros, concretamente, 350 euros para a categoria Concurso de carteles e três mil euros para a categoria Un viaje cultural a España, permitirão a alunos e professores concretizar o projeto de viagem proposto a concurso.
Este projeto interdisciplinar contou também com a colaboração das professoras Lurdes Lopes, Luísa Gama, Conceição Pombo, do professor Filipe Roque e da Biblioteca da Escola Cidade de Castelo Branco e teve o contributo da comunidade, com destaque para o Museu Francisco Tavares Proença Júnior e para a Fábrica da Criatividade.
O júri contou com a representação de Pilar Moreno Díaz de Peña e foi integrado pelo Consejero de Educación de la Embajada de España, um representante da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, um representante da APPELE, um representante do Instituto Español Giner de los Ríos e pela Assessora Técnica de la Consejería de Educación.