NECESSIDADE IDENTIFICADA PELO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS
Alunos Portugueses e estrangeiros apoiados no estudo
A Câmara de Penamacor esteve envolvida, ao longo do ano letivo, em diversos apoios a alunos Portugueses e estrangeiros. Assim, a atividade de apoio de Português Língua Não Materna (PLNM) contou com a colaboração de uma entidade externa, o Centro de Estudos Segredos do Saber, tendo surgido como uma necessidade identificada pelo Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS), uma vez que a comunidade de alunos estrangeiros neste ano letivo evidenciou-se muito expressiva.
Por isso, afirma a autarquia “esta foi uma medida aplicada a vários alunos de vários ciclos de ensino e foi concluída com sucesso nos objetivos que foram definidos. Revelou-se uma importante medida de inclusão das crianças e jovens estrangeiras e, uma mais-valia para a escola no reforço do número de horas que permitiu consolidar as aprendizagens dos alunos de outras nacionalidades”.
Outros apoios foram os da Equipa Multidisciplinar PIICIE: as Coadjuvações PIICIE (Pré-escolar, 1.º Ciclo e 2.º Ciclo) e à disciplina de Português (3.º Ciclo), esta através de um fornecedor externo. Neste âmbito foi prestado apoio pedagógico a vários níveis por parte da equipa multidisciplinar sendo que toda a colaboração prestada revelou-se uma importante medida de promoção do sucesso escolar.
Através da disponibilização de recursos humanos especializados, privilegiou-se a consolidação de aprendizagens, numa lógica do apoio individualizado, permitindo não só minimizar dificuldades de aprendizagem como também consolidar matérias nas mais diversas áreas.