Edição nº 1752 - 27 de julho de 2022

NA ZONA HISTÓRICA DA CIDADE
Obras de requalificação da Casa de António Salvado avançam

As obras de requalificação da Casa de António Salvado, na Rua D’Ega, na Zona Histórica de Castelo Branco vão avançar. A garantia foi dada à Gazeta do Interior, pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, ao adiantar que “vai ser aberto o procedimento para a realização do projeto, para depois se lançar o concurso e fazer a obra”.
Leopoldo Rodrigues refere que apesar da Casa já ter sido doada à autarquia há algum tempo, “o procedimento só foi feito agora”, para avançar que, na sua opinião, aquele “será um importante espaço de acolhimento para a obra do poeta e de outros autores que fazem parte da sua biblioteca”.
Acrescenta que deste modo se terá na “Zona Histórica da cidade um espaço dedicado a um autor local, tratando-se de um reconhecimento que vai valorizar o panorama cultural de Castelo Branco”, pelo que, sublinha, “é também uma forma de revitalizar a Zona Histórica da cidade”.
Leopoldo Rodrigues alerta, no entanto, que há uma pergunta que se coloca, ao questionar “quem, é que vai dinamizar e assegurar o funcionamento da Casa de António Salvado, pois não foi celebrado nenhum protocolo nesse sentido. O que há é apenas a doação da Casa à Câmara de Castelo Branco”. Ou seja, o que está em causa é quem suportará os encargos financeiros inerentes ao funcionamento da Casa de António Salvado.
Recorde-se que a escritura da doacção da casa onde nasceu António Salvado foi assinada a 12 de fevereiro de 2020, com o executivo que então era liderado por Luís Correia.
António Salvado avançou, na ocasião, que, no rés do chão, a ideia “é instalar uma biblioteca infantil, para os meninos das ruas que eu pisei”. Já para o primeiro andar preconizava uma sala “com uma biblioteca, com a minha biblioteca de poesia, mais livros de arte, de música, de museologia”, funcionando ainda como “um espaço para 50 a 60 pessoas dedicado a conferências e encontros”. Quanto ao forro, pretende que acolha “o espólio de artes, bem como os recortes de jornais e revistas da minha vida literária”.
De relembrar, também, que ainda em 2020, no dia 1 de outubro, foi dado o primeiro passo para a criação da Associação dos Amigos da Casa de António Salvado. Uma associação que tem como objetivo “desenvolver um conjunto de atividades”, que “serão orientadas para a obra, vida e interesses do poeta António Salvado”.
A Associação dos Amigos da Casa de António Salvado é uma pessoa coletiva de caráter cultural sem fins lucrativos e de interesse público, que “tem como fim contribuir, apoiar e colaborar com a Casa de António Salvado, na realização, desenvolvimento, e divulgação dos seus programas e afins; prolongar no exterior a sua ação cultural; promover o enriquecimento do seu património por quaisquer formas ao seu alcance; desenvolver atividades próprias que contribuam de forma independente para os objetivos da Casa de António Salvado; promover estudos e publicações que divulguem as suas atividades e o seu património, assim como cooperar com outras instituições, em tudo que seja consentâneo com os fins da Casa de António Salvado”.
António Tavares

27/07/2022
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video