João Belém
O METAVERSO ….
A tecnologia nos conecta com o mundo virtual e desconecta com o mundo real.
Viva com a tecnologia, mas não se deixe contaminar por ela.
A tecnologia existe apenas para nos servir.
Damião Maximino
A internet tem o poder de aproximar as pessoas, ainda mais em tempos de distanciamento obrigatório, como o que aconteceu recentemente devido à pandemia de Covid-19.
Mas, mesmo com a possibilidade de fazermos videochamadas, ainda não se pode reproduzir totalmente a experiência de sair de casa e explorar lugares novos, entre outras hipóteses.
É precisamente essa a promessa do metaverso.
O conceito de metaverso não é exatamente novo, mas ganhou mais destaque em 2021 quando Mark Zuckerberg anunciou a mudança do nome da sua empresa de Facebook Inc. para Meta, lançando também o primeiro metaverso da companhia, batizado de Horizon Worlds.
Metaverso é um universo virtual que busca reproduzir a realidade usando tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e internet.
Nesse espaço virtual coletivo, é possível criar um avatar, conversar com pessoas, jogar, comprar itens virtuais, entre muitas outras possibilidades.
A ideia é unir o real e o virtual, trazendo novas possibilidades para os usuários interagirem online. Para isso, é preciso usar dispositivos como óculos de realidade virtual, por exemplo, que ficam posicionados em frente aos olhos permitindo acessar (o ato de se ligar ou de se conectar a uma aplicação informática, tendo acesso a um recurso disponível) ao ambiente que se deseja tendo como objetivo não só visualizar o conteúdo, como também estar dentro dele, numa experiência imersiva.
A experiência imersiva representa qualquer ação que vise criar um ambiente inédito e ilusório para os utilizadores fazendo com que o participante da mesma se sinta parte do que está sendo apresentado e use os seus sentidos para explorá-la.
Assim é possível por meio da tecnologia comprar e vender itens, negociando, por exemplo, propriedades virtuais, roupas para avatares, obras de arte digitais e muito mais. Para as empresas, há a possibilidade de vender produtos e também de fazer publicidade.
Neste mundo em evolução meteórica vamo-nos familiarizando cada vez mais com:
- A realidade virtual que transporta o utilizador para um ambiente simulado completamente diferente e desliga-o do que o rodeia. Esta é uma experiência imersiva, pois faz o utilizador sentir que está inserido dentro do ambiente
- A realidade aumentada que mantém o foco no mundo real, mas introduz objetos virtuais no mesmo com os quais é possível interagir, sendo também fácil de distinguir o real do virtual. Um exemplo bem conhecido é o jogo Pokémon Go, que exibe os personagens que devem ser capturados no ambiente em que se está a jogar, como se eles fizessem parte do lugar ou experimentando como ficariam os móveis nas divisões da casa ajudando assim a uma decisão final .
Meus amigos, convém refletir que certas pessoas acreditam que existe um mundo virtual, mas não se esqueçam de que por detrás de cada teclado há sempre uma pessoa real, mesmo que seja “fake”………