PENAMACOR EM FESTA
Vila Madeiro já mexe
A festa do Maior Madeiro de Portugal, em Penamacor, conta, mais uma vez, com mercado de Natal, tasquinhas, espaço infantil, animação itinerante, fóruns, colóquios, feira do livro, showcooking, passeios pedestres e equestres, concertos e oficinas, entre inúmeras atividades recreativas, gastronómicas e culturais.
A inauguração do Penamacor Vila Madeiro foi dia 7 de dezembro, com uma visita aos expositores, comércio local e espaços decorados pela população. O Grupo de Bombos dos Três Povos, as Concertinas de Natal, a Lôa Trovadoresca e os Trovadores da Beira asseguraram a animação de rua nesse dia, sendo que a Concentração do Madeiro decorreu, já de noite, no Recinto da Nossa Senhora do Incenso, numa iniciativa que contou com a atuação da tuna académica JÁ B’UBI E TOKUSKOPOS, do Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Penamacor, de grupos de concertinas e de bombos, dos Tok’Avakalhar e dos já habituais grupos espontâneos.
A festa continuou dia 8 de dezembro, com o Desfile do Madeiro, com os tratores a carregarem os troncos até ao Adro da Igreja. A animação foi da responsabilidade do Trio Natalino, do Quarteto Sons da Serra, da Lôa Trovadoresca, dos Manta D’Ourelos e dos Manos Almeida.
Recorde-se que o momento alto do certame e desta tradição acontece na passagem da noite de 23 para 24 de dezembro, com o acender da fogueira.