VISITA DEDICADA À AGRICULTURA
Idanha recebe António Costa
O Primeiro Ministro, António Costa, visitou a Herdade do Couto da Várzea, em Idanha-a-Nova, na passada quarta-feria, 25 de janeiro, no âmbito da iniciativa Governo Mais Próximo. António Costa teve a oportunidade de conhecer melhor esta propriedade que evoluiu para o Green Valley Food Lab, área de localização empresarial que inclui também a Herdade das Lombas, o Centro Logístico Agroalimentar do Ladoeiro e, mais recentemente, o Ribeiro do Freixo, num total de cerca de 800 hectares.
A Câmara de Idanha-a-Nova, presidida por Armindo Jacinto, recebeu o Primeiro-Ministro, que esteve acompanhado da ministra da Agricultura e da Alimentação, da ministra da Presidência, da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da ministra da Coesão Territorial, bem como de vários secretários de Estado.
Armindo Jacinto deu a conhecer alguns dos projetos inovadores do Concelho, com a primeira Bio-Região de Portugal, e enalteceu a importância destas ações para o Governo conhecer melhor as potencialidades do País.
O autarca realçou que “estamos num espaço que visa apoiar as empresas e os empresários, a experienciarem, com inovação e tecnologia, processos sustentáveis de desenvolvimento a partir do setor primário, agroalimentar e industrial”, para adiantar que “temos, atualmente, na Herdade do Couto da Várzea cerca de 50 empresas, 500 postos de trabalho e a perspetiva de mil, no auge das atividades empresariais. No total, na Campina de Idanha-a-Nova estão a ser feitos investimentos de cerca de 100 milhões de euros, que incluem a produção e transformação agroalimentar”.
António Costa mostrou-se satisfeito com o que viu e afirmou que “temos de pôr mais conhecimento e maior valor naquilo que produzimos. Como o senhor presidente da Câmara de Idanha-a-Nova diz, só há uma forma de combater a baixa densidade: aumentar a intensidade da economia nestes territórios. Ora, a melhor forma de aumentar a intensidade da economia nestes territórios é dar maior valor àquilo que há nestes territórios”.
A comitiva visitou as instalações da empresa Sementes Vivas, que tem sede na Herdade do Couto da Várzea, distinguida como Empresa Gazela, por apresentar um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios.
A iniciativa Governo mais próximo, em Idanha-a-Nova, ficou também marcada por iniciativas na área social. No mesmo dia 25 de janeiro, o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, visitaram o Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE), em Oledo, onde contactaram também com o Projeto Comunitário de Oledo, frequentado por vários cidadãos que depois de emigrados regressaram a Portugal, e o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), em Idanha-a-Nova.
Na área da Educação, o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, proferiu uma palestra na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN).