Estratégia Local de Habitação tem investimento reforçado
A Câmara de Idanha-a-Nova acordou com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) o aumento do investimento na Estratégia Local de Habitação, que permitirá alargar os apoios na área habitacional.
No âmbito do 1.º Direito, programa de apoio ao acesso à habitação, está previsto um financiamento de 4.126.007 euros por parte do IHRU.
Para o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, “este é um aditamento ao acordo de colaboração entre o Município de Idanha-a-Nova e o IHRU, celebrado em 2021. Vem ao encontro das políticas da autarquia para dar resposta às necessidades de habitação no Concelho de uma forma significativa, para melhorar a qualidade e aumentar a oferta habitacional”.
Armindo Jacinto refere que “o financiamento do IHRU realizado através do programa 1.º Direito, destinado sobretudo a famílias carenciadas, é uma parte importante da nossa Estratégia Local de Habitação, que vai mais além e é fundamental para a fixação de população no Concelho”.
O aditamento ao acordo com o IHRU foi aprovado, por unanimidade, em reunião da Câmara, dia 9 de fevereiro, e será homologado pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território e pela secretária de Estado da Habitação.
Desta forma, o 1.º Direito vai permitir apoiar um total de 49 agregados familiares, correspondentes a 103 pessoas que necessitam de apoio ao nível da habitação no Concelho de Idanha-a-Nova.
A Câmara, em função das necessidades das pessoas e agregados, vai promover soluções habitacionais como a reabilitação de frações ou de prédios habitacionais; construção de prédios ou empreendimentos habitacionais; aquisição de frações ou de prédios para destinar a habitação.