COM DESFILE, EXPOSIÇÃO E ATELIÊS
Em Castelo Branco também se brinca ao Carnaval
Em Castelo Branco também se brinca ao Carnaval. O momento alto será, sem dúvida, o desfile das escolas, dedicado ao tema Carnaval do Mundo, na próxima sexta-feira, 17 de fevereiro. Depois da concentração das crianças, junto à antiga Metalúrgica, a parir das 10 horas o desfile percorre a Avenida Nuno Álvares em direção ao centro da cidade.
Os mais pequenos também têm à sua espera o ateliê de Carnaval Nhau: A Dança dos Espíritos, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB). Com inspiração nas máscaras presentes na obra Nhau: a Dança dos Espíritos (2015), do Moçambicano Celestino Mudaulane, as crianças, jovens e famílias são convidados a participarem no ateliê de Carnaval que decorre entre esta quarta-feira, 15 de fevereiro, e o próximo sábado, 18 de fevereiro. Quarta, quinta e sexta-feira, 15 a 17 de fevereiro, o ateliê destina-se às escolas, e domingo, 18 de fevereiro, às famílias.
Entretanto, no Cybercentro a partir desta quinta-feira, 16 de fevereiro, até dia 5 de março, está patente a exposição Máscaras do Mundo. Uma mostra em que as máscaras foram realizadas por crianças do Concelho de Castelo Branco na área das Expressões Artísticas, nas atividades extracurriculares (AEC), no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2.0 (PIICIE 2.0), nas instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e nas instituições particulares.
Por seu lado, o Serviço Educativo do Museu Cargaleiro dinamiza, no próximo domingo, 19 de fevereiro, entre as 11 e as 13 horas, o ateliê Carnaval no Museu. A atividade destina-se a crianças dos cinco aos 12 anos, sendo que tudo vai ser possível nesta aventura carnavalesca, onde se vão juntar caras e caretas repletas de cores e de muita expressividade, inspiradas nas obras de Manuel Cargaleiro, que irão permitir a concretização de singulares máscaras de carnaval, tendo por base o rosto humano e as suas proporções.