Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1784 - 15 de março de 2023

COM HOMENAGEM AO GENERAL RAMALHO EANES E PROTOCOLO COM MANCHESTER
Castelo Branco comemora 252 anos de elevação a cidade

Castelo Branco comemora dia 20 de março o 252.º aniversário de elevação à categoria de cidade, com um programa que se prolonga por dois dias. Assim, dias 19 e 20 de março não faltarão muitas atividades, destacando-se, por um lado, uma homenagem ao general Ramalho Eanes, que verá o seu nome ser atribuído a uma avenida, enquanto por outro se realizarão diversas iniciativas que envolverão a cidade inglesa de Manchester. Tudo, porque entre 17 e 22 de março Castelo Branco recebe uma delegação de Manchester que integra a presidente da Câmara, o Coro de Manchester, a representante de uma das universidades de Manchester e o dean e o encarregado de negócios da Catedral de Manchester, aos quais se juntará ainda o Cônsul Português em Manchester.
O programa começa no próximo domingo, 19 de março, às 10 horas, com o desporto em destaque, com a realização da 1.ª Corrida Dia da Cidade de Castelo Branco, para os escalões de benjamins, infantis, iniciados, juvenis, juniores, seniores e veteranos. Uma prova que, como revela o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, resulta de um desafio da Associação de Atletismo de Castelo Branco (AACB). Por seu lado, o presidente da AACB, João Coelho, afirma que a expectativa é que a prova conte “entre 300 e 350 atletas” e sublinha que as inscrições são gratuitas, devendo ser feitas até esta quarta-feira, 15 de março, através do endereço eletrónico cbranco@fpatletismo.org. Sem revelar pormenores, João Coelho realça que haverá prémios de presença, havendo também troféus para as cinco primeiras equipas de cada escalão e medalhas para os cinco primeiro atletas de cada escalão”.
Às 12 horas, na Sé de Castelo Branco, é celebrada uma missa que conta com a participação do Coro de Manchester.
O desporto regressa às 15 horas, com a corrida/caminhada Pais e Filhos, que também tem como finalidade assinalar o Dia do Pai.
A partir das 18 horas, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB) realiza-se um concerto com o Coro de Manchester, que no próximo sábado, 18 de março, a partir das 17 horas, também atuará em São Vicente da Beira.
No Dia da Cidade, 20 de março, às sete horas tem lugar a alvorada e às nove horas, na Câmara, é hasteada a Bandeira do Município.
Às 9h15 são apresentadas aos cidadãos as novas estruturas de apoio do Mercado Municipal (Praça).
A sessão solene comemorativa dos 252 anos da cidade realiza-se a partir das 10h30, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco. Sessão em que para além das intervenções também será assinado um protocolo entre Castelo Branco e Manchester, com Leopoldo Rodrigues e valorizar a importância de “Castelo Branco ter um parceiro com a dimensão de Manchester. Castelo Branco tem 52 mil habitantes. Manchester tem 441 mil habitantes”, o que o leva a reiterar que “é muito relevante a disponibilidade de uma cidade com a dimensão de Manchester para esta colaboração”.
Às 12h30 é inaugurado o Study Work Center, com Leopoldo Rodrigues a afirmar que se Trata de “uma sala de estudo que funcionará 24 horas por dia, onde está o Cybercentro, e que terá um espaço direcionado para os alunos de música, com pequenos estúdios/cabines.”. O autarca destaca que o Study Work Center “vem complementar o que a Associação Académica tem na residência de estudantes” e acrescenta que este passo é dado no âmbito da “reafectação do Cybercentro”, e garante que tal “não implica o desaparecimento deste espaço, mas sim potenciá-lo, dando-lhe outras funções”.
À tarde, a partir das 15 horas, no Salão dos Paços do Concelho, decorre a receção e homenagem do general Ramalho Eanes, seguindo-se, às 16 horas, a descerramento da placa de inauguração da Avenida General António Ramalho Eanes, que respeita à ligação entre a Praça Rainha Dona Leonor e a Rotunda do Milénio, um troço que não tem designação mas é conhecido como Avenida das Palmeiras.
À noite, a partir das 21h30, no Cine-Teatro Avenida, realiza-se um espetáculo de magia.
De referir, ainda, que no âmbito dos 252 de Castelo Branco, entre 18 e 24 de março, a entrada nos museus é gratuita.
António Tavares

15/03/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco
25/04
The Halfzeimers, A Stone in Your Shoe e Contas & OssosPandemónio Bar, na Praça de Camões, Castelo Branco
27/04
TaxiCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video