Passeio da Rosa Albardeira junta 160 pessoas em Toulões
Toulões, no Concelho de Idanha-a-Nova, recebeu, dia 2 de abril, 160 pessoas oriundas de Portugal e de Espanha para o passeio pedestre Rosa Albardeira.
Toulões, que é conhecida como a Aldeia da Rosa Albardeira, tem paisagens deslumbrantes para a observação de populações selvagens de Paeonia broteri, nome científico da Rosa Albardeira que, quando floresce, assume um rosa-intenso.
Para António Marcelo, presidente da Junta de Freguesia de Toulões, “a caminhada visou sensibilizar para a preservação desta espécie endémica da região e a não destruição do seu habitat”.
É de evitar, por exemplo, a recolha de bolbos ou sementes da planta nos campos, uma que vez que impedem novas Rosas Albardeiras de nascer.
António Marcelo acrescentou que “foi um excelente momento para os participantes, que tiveram a oportunidade de passear por paisagens de grande beleza num ótimo dia de primavera”.
O passeio começou no centro de Toulões e percorreu cerca de 16 quilómetros pelas ruas da aldeia, por caminhos rurais e pela Serra da Murracha, onde crescem Rosas Albardeiras.
A iniciativa terminou com um almoço convívio.