PSD revela preocupação com a Comunicação Social
A Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, presidida por Luís Filipe Simões, recebeu, dia 21 de março, o Sindicato dos Jornalistas, para discutir os atuais problemas do setor da Comunicação Social.
No encontro a deputada do Partido Social Democrata (PSD) eleita pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco, Cláudia André, afirmou, em nome do Grupo Parlamentar, que o PSD “manifesta a maior atenção para com as preocupações apresentadas”. Segundo a parlamentar é necessário termos “uma Comunicação Social forte e orientada para a defesa dos princípios e valores da democracia e do estado de direito”. A parlamentar considerou “muito preocupante” os resultados do estudo da EMILAB da Universidade da Beira Interior (UBI) que afirma que “cerca de metade dos concelhos de Portugal corre o risco de não ser noticiado”.
Cláudia André considerou ainda que a “missão de um jornalismo plural e responsável está em risco neste momento. Se por um lado as empresas de Comunicação Social estão a atravessar um período difícil, a situação dos jornalistas portugueses tem passado também por uma degradação constante ao longo dos anos”.
Assim, Cláudia André quis saber se o Sindicato dos Jornalistas já partilhou as “preocupações com o senhor ministro e quais são as respostas que obtiveram e se receberam alguma proposta concreta para equacionar o problema”.
Já sobre a Carteira Profissional de Jornalista, e as alterações que a Comissão pretende fazer, Cláudia André quis saber a opinião do Sindicato dos Jornalistas e se já há propostas feitas.
Cláudia André quis ainda saber se o Sindicato dos Jornalistas se revê nas propostas feitas pela União Europeia para melhorar as condições deste setor.