ESALD comemora 75 anos
A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) de Castelo Branco comemorou o 75.º aniversário, com um programa que se estendeu por dois dias.
A iniciativa Ciência em Ação - Casos Clínicos, marcou o arranque do primeiro dia das comemorações e teve como principal objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar os conhecimentos e competências académicas adquiridas, estimulando o trabalho em equipa, e a interação entre todas as licenciaturas lecionadas na ESALD.
A atividade consistiu numa plataforma online com vários casos clínicos multidisciplinares, à qual os alunos acediam, de forma a solucionar os casos apresentados.
A sessão solene comemorativa do 75.º aniversário da ESALD decorreu no segundo dia e contou com as intervenções do presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), António Fernandes; da diretora da ESALD, Rute Crisóstomo; do presidente do Conselho de Representantes da ESALD, Vítor Pinheira; do presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, e do presidente da Associação de Estudantes da ESALD, Gonçalo Nogueira.
Para António Fernandes “comemorar o 75.º aniversário da ESALD é comemorar uma escola de referência, com uma oferta formativa diversificada e um corpo docente e não docente de excelência. A ESALD possui um papel muito relevante na qualidade de vida da população e da região onde se insere, não só pela excelência dos diplomados que coloca no mercado de trabalho, como também pelos serviços prestados à comunidade”.
Já Rute Crisóstomo mencionou que “a Escola mantém-se empenhada em adaptar-se às dinâmicas sociais e em formar profissionais de excelência, contribuindo para o avanço da saúde na região, no País e também no estrangeiro”, referindo que “é necessário promover parcerias com o setor da saúde, investir em recursos tecnológicos e incentivar a investigação e a inovação no campo da formação em saúde.”
O momento musical da sessão solene comemorativa do 75.º aniversário da ESALD esteve a cargo do Quinteto de Sopros da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco.
O programa prosseguiu com a conferência O sistema de Saúde e o ensino de Saúde em Portugal, proferida por Jorge Simões, professor catedrático convidado de Políticas e Sistemas de Saúde na Universidade de Aveiro, e professor visitante na Universidade de S. Paulo. A conferência foi moderada por Nuno Francisco, jornalista e diretor do Jornal do Fundão.
O reconhecimento público aos estudantes com mérito académico, Daniela Almeida, Dulcínia Inácio, Maria Carolina Santos, Maria Francisca Rodrigues, Maria Amaral e Marléne Simões, foi efetuado com a inauguração do Quadro de Honra da ESALD.
Foram também entregues prémios aos estudantes vencedores da atividade Ciência em Ação, que foram Maria José Dias, João Mendes, Beatriz Mesquita e Ana Coelho, e efetuada uma homenagem aos colaboradores docentes e não docentes aposentados, António Luiz Gil Lusio e Abel Filipe de Jesus Dias, respetivamente.
Seguiu-se a inauguração da galeria de fotografias 75 anos a formar profissionais de saúde de qualidade e excelência, o Porto de Honra com bolo de aniversário e o jantar comemorativo para toda a comunidade académica da ESALD, organizado em parceria com a Associação de Estudantes.