Edição nº 1800 - 5 de julho de 2023

ARQUITETO, PROFESSOR, CENÓGRAFO E PINTOR
José Manuel Castanheira agraciado em Almada

A Câmara de Almada atribuiu no dia 24 de junho, em sessão solene, a Medalha de Ouro de Mérito Cultural ao arquiteto José Manuel Castanheira, uma decisão que havia sido tomada por unanimidade do executivo camarário.
Pela sua incontornável carreira artística nacional e internacional, com longa ligação à Companhia de Teatro de Almada e ao Teatro em Almada, tendo inclusive sido também homenageado na 39ª edição do Festival Internacional de Almada.
A atribuição da Medalha de Ouro reconhece o seu notável percurso artístico, com um impressionante legado na cenografia, que os palcos da cidade de Almada têm acolhido e esperam continuar a acolher, adquirindo particular relevo neste ano de comemoração dos 50 anos da
elevação de Almada a cidade.
O arquiteto, cenógrafo e pintor Albicastrense, como reconhecimento do seu prestígio além fronteiras, vai ainda por estes dias, orientar uma oficina intitulada Um lugar para transformar o tempo, no Teatro de la Abadia, em Madrid, dirigido a profissionais e estudantes de arquitetura e cenografia. José Manuel Castanheira apresenta um caminho muito pessoal, pelos seus processos criativos, que gosta de definir como a invenção de microgeografias. Vivendo a cenografia como um trabalho intenso e multidisciplinar, em que a cada passo se propõe interpelar o Mundo e o Homem, partindo sempre da dramaturgia, um trabalho que aspira a ser em diálogo com o palco e a inteligência do espetador.
João Antunes

05/07/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
04/09
Conversas de ImpactoMercado Municipal de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video