Edição nº 1800 - 5 de julho de 2023

Ajidanha faz 25 anos e inaugura Teatro Estúdio São Veiga

A Ajidanha comemorou, no passado sábado, 1 de julho, o 25.º aniversário, com um programa comemorativo no qual se destacou a inauguração do Teatro Estúdio São Veiga, após obras de beneficiação realizadas com o apoio da Câmara de Idanha-a-Nova. A nova designação deste espaço cultural presta homenagem a uma das pessoas mais importantes na fundação do grupo de teatro, São Veiga, que é descrita como a alma da Ajidanha, e que morreu em 2008.
O presidente da Ajidanha, Rui Pinheiro; o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto; e o presidente da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, Vitor Mascarenhas, sublinharam a importância da colaboração entre as autarquias e as associações locais. O objetivo comum é a dinamização e valorização da comunidade e levar mais longe o nome destas terras, algo que a Ajidanha tem feito com sucesso ao longo de 25 anos.
Armindo Jacinto realçou que “a Câmara de Idanha-a-Nova tem como estratégia apoiar as associações do Concelho, desde as culturais às desportivas e recreativas, ao nível logístico e financeiro, para que desenvolvam a sua atividade com êxito”. O autarca sublinhou ainda que a Ajidanha é “um excelente exemplo de que o investimento no associativismo compensa a todos os níveis: dinamiza a comunidade, dá-nos motivos de orgulho e promove o desenvolvimento sustentável”.
Por seu lado, Rui Pinheiro lembrou o apoio da Câmara nas melhorias realizadas no Teatro Estúdio da Ajidanha e no desenvolvimento da atividade da associação, que já percorreu vários países e ganhou prémios com as suas produções teatrais, para adiantar que “sem estes apoios e a dedicação dos nossos sócios, que hoje também homenageamos, não seria possível realizarmos a nossa atividade com as condições e o reconhecimento que atualmente temos”.
Para Vitor Mascarenhas, “os 25 anos da Ajidanha provam que as associações são uma força viva das comunidades onde estão inseridas. Fico feliz por a Ajidanha inaugurar este espaço, agora renomeado Teatro Estúdio São Veiga, com condições dignas para desenvolver a sua atividade”. Adiantou ainda que “só as freguesias de Idanha-a-Nova e de Alcafozes têm hoje cerca de 20 associações nas mais diversas áreas, o que significa que o associativismo está bem e recomenda-se”.
O programa comemorativo contou com um concerto de Maria João, acompanhada pelo músico João Farinha e com a participação especial das Adufeiras de Monsanto, bem como com a estreia do documentário dos 25 anos da Ajidanha e uma homenagem a São Veiga, sendo que no passado domingo, 2 de julho, as atividades continuaram com um Sunset na Barragem de Idanha-a-Nova.

05/07/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video