FESTIVAL DOS MOINHOS DA PÓVOA DE RIO DE MOINHOS
Passear de carroça entre a Praça dos Moinhos e o Moinho da Ribeirinha
O Festival dos Moinhos da Póvoa de Rio de Moinhos, que decorre entre sexta-feira e domingo, 14 a 16 de julho, terá como uma das atrações os passeios de carroça puxada por burros entre o recinto do certame e o Moinho da Ribeirinha.
Na apresentação do Festival, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, realçou que o certame “é uma atividade direcionada para a visita a moinhos e azenhas, bem como para a produção de pão”.
A edição deste ano do Festival dos Moinhos apresenta também uma novidade, que respeita ao local da sua realização. Se até agora o certame tinha por palco o Largo da Devesa, este ano o cenário será a Praça dos Moinhos, que foi inaugurada na passada sexta-feira, 7 de julho.
A presidente da União das Freguesias da Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, Ana Sofia Pereira, adianta que o Festival dos Moinhos contará com 24 expositores, entre artesanato e produtos locais, com o “intuito de trazer pessoas de fora, para virem descobrir as aldeias e o Interior”.
Ana Sofia Pereira recordou ainda que na Póvoa de Rio de Moinhos “os moleiros constituíam uma profissão local, dedicando-se à moagem de cereais”, para adiantar que “ao longo dos três dias haverá passeios de carroça puxada por burros, entre a Praça dos Moinhos e o Moinho da Ribeirinha, junto ao qual fica o forno”.
O programa começa na próxima sexta-feira, 14 de julho, às 19 horas, com a inauguração, que conta com animação itinerante pela Estudantina Académica de Castelo Branco. Às 20 horas atua o Grupo de Adufes e às 22 horas será a vez do concerto com Rosinho, com a animação a continuar pela noite dentro, com o DJ Mastikshine.
No próximo sábado, 15 de julho, as atividades começam às oito horas, com o passeio pedestre IV Rota dos Moinhos e das Azenhas, organizado pela Associação Pró-Desenvolvimento de Póvoa e Caféde. A animação itinerante chega às 10h30 e às 14h30, com os Trotto Saltarelo. Às 15 horas atua o grupo de teatro Váatão e a partir das 16 horas realiza-se o showcooking Pão com Adição de Fruta, no âmbito do projeto Fusilli. A partir das 22 horas há música, com a banda Kremlin.
Domingo, 16 de julho, entre as 16 e as 18 horas realiza-se uma oficina de barro, pelo ceramista e artista plástico João Robalo. A partir das 19 horas atua o Rancho Folclórico de Escalos de Cima. À noite, a partir das 22 horas, sobe ao palco a banda Mistério.
António Tavares