Edição nº 1815 - 25 de outubro de 2023

Sexta e sábado são noites de Entrelaços no Cine-Teatro Avenida

A 22ª edição do Festival Entrelaços – Festival Internacional de Música Folk de Castelo Branco, organizado pelo grupo Musicalbi, realiza-se sexta-feira e sábado, 27 e 28 de outubro, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, com os espetáculos a começarem sempre às 21h30.
Em palco vão estar quatro bandas de estilos diferentes, mas que em comum têm a paixão pela música de raiz.
Na próxima sexta-feira, 27 de outubro, a abertura é feita pelo grupo Recanto, um duo que tem como paixão as músicas antigas de raiz tradicional. O repertório assenta na recolha e pesquisa de músicas para a prática das danças tradicionais europeias, a recriação histórica e um mergulho no folclore português.
Contam já com mais de 200 espetáculos de Norte a Sul de Portugal, dos quais se destacam a participação em feiras medievais  de renome, a presença nos maiores festivais de danças tradicionais  europeias e também  a recente digressão no Brasil, onde estiveram em três estados, Píaui, Maranhão e Ceará, bem  como o Festival de Músicas do Mundo – Urkult, na Suécia. Já com um disco em carteira, a música dos Recanto é uma festa e um convite a uma viagem na máquina do tempo.
Como é tradição, a organização contempla sempre um grupo da casa, e desta vez a escolha recaiu sobre o Castra Leuca Trio, que fará o segundo concerto da noite do dia 27. A sua formação integra Joaquim Pires, na guitarra; Nicolas Célis, no violino; e António Pedro; na percussão, e é única em Portugal, sendo que desde 2018 se consolidou rapidamente dentro do panorama do worldmusic português. Conta no seu currículo com concertos em Portugal e Espanha e participações em festivais como a Festa do Avante, o Festival Sons da Terra, Jueves Turístico, o Festival Zeca Afonso e o Festival Água Mole em Pedra Dura, entre outros. Em 2019 os Castra Leuca Trio lançaram o seu primeiro trabalho discográfico, intitulado Primeiro Andamento.
No próximo sábado, 28 de outubro, o primeiro concerto é com o grupo de Cante Alentejano Os Lagóias, composto por cerca de 18 vozes masculinas, fundado em 7 de julho de 2014, em Portalegre. Desde então tem feito um percurso com vários concertos a nível nacional e internacional. Cantam o que dizem ser algumas das modas extraídas do que dizem ser o cancioneiro popular.
O concerto final estará a cargo do músico Espanhol Juan José Robles que vem a Castelo Branco apresentar o seu disco Transiciones, que é considerado o melhor disco europeu de música Folk em 2022. Juan José Robles apresenta um espetáculo, no qual, através das suas melodias pessoais se conecta à música de raiz, com influências que vão além do território peninsular e sons através de valsas, foxtrot, jotas, fandangos, influências da América Latina, entre outros.
Juan José Robles convida a uma viagem pela sua música através de instrumentos como o alaúde, o bandolim e uma diversidade de vários cordofones, acompanhado por Tóbal Rentero, alaúde, dulzaina, violão; José António Aarnoutse, nas guitarras; Enrique González, percussão; e Jesús Gea, no contrabaixo.
Os bilhetes diários custam cinco euros e para os dois dias do Festival o preço é oito euros, sendo que as crianças até aos 12 anos não pagam.

25/10/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video