EM COIMBRA
Alma Azul apresenta Barro com memórias da Beira
A Alma Azul encerra o seu programa Em Nome da Beira – Coimbra 2023 esta quarta-feira, 29 de novembro, às 15h30 horas, na Galeria Santa Clara, em Coimbra, com a apresentação do livro Barro, de Rui Nunes, Prémio Ciranda 2014.
Barro é um livro singular que tem como geografia parte da infância de Rui Nunes que escreve: “Entre a Gardunha e a Estrela, a pátria tinha o tamanho de uma casa, via-se onde começava e acabava, apanhávamos rãs nos seus ribeiros e cágados nos seus poços. Armávamos aos pássaros, sob as oliveiras. E ouvia-se a morte no som dos costilos a fecharem-se. Meus avós estavam parados na eternidade da velhice. E o tempo era uma repetição fulgurante”.
A Beira Baixa numa narrativa de memórias e poesia será o tema principal da tarde na Galeria Santa Clara. A primeira meia hora será dedicada à poesia de Manuel António Pina que nasceu no Sabugal, e viveu em Castelo Branco e Sertã; Eugénio de Andrade nasceu em Póvoa de Atalaia, Fundão em 1923 e viveu também em Castelo Branco. E ainda poemas dos Albicastrenses José Guardado Moreira e Rui Dias Monteiro.