Edição nº 1819 - 22 de novembro de 2023

Câmara de Ródão passa a comparticipar na totalidade passes dos alunos do Secundário

A Câmara de Vila Velha de Ródão, a partir do próximo ano, vai comparticipar a totalidade dos passes escolares dos alunos do Concelho que frequentam o Ensino Secundário. A medida representa um encargo anual de cerca de 39 mil euros para a autarquia e tem como objetivo contribuir para “o alívio da difícil situação financeira em que muitas famílias se encontram e prevenir o abandono escolar”.
O apoio vai abranger mais de 30 alunos do Concelho que frequentam o Ensino Secundário em Castelo Branco e que até aqui beneficiavam de uma comparticipação da Câmara no pagamento de 50 por cento do valor do passe da carreira pública da Transdev Interior, SA.
O presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, realça que “apesar da comparticipação de 50 por cento por parte da autarquia que existia até aqui, as despesas relacionadas com o transporte escolar dos seus filhos representavam um encargo médio anual de 470 euros para as famílias do Concelho. Um valor considerável tendo em conta a débil situação financeira de muitos agregados familiares, resultante da crise habitacional, subida dos juros, inflação, e outros fatores causadores da perda de rendimento disponível nas famílias”.
Com o intuito de apoiar financeiramente as famílias do Concelho e, ao mesmo tempo, prevenir o abandono escolar, estimulando a continuidade do percurso escolar dos alunos do Concelho, o executivo da Câmara de Vila Velha de Ródão deliberou por unanimidade, na reunião de 10 de novembro e no âmbito das suas competências em matéria de transportes e ação social escolar, passar a comparticipar em 100 por cento o valor dos passes dos alunos que frequentam o Ensino Secundário em Castelo Branco.
O apoio entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2024, devendo os alunos e respetivo agregado familiar fazer prova da residência no Concelho, bem como do respetivo recenseamento, condição essencial para poder beneficiar da comparticipação de 100 por cento do valor do passe. A medida não inclui os alunos que frequentam o Ensino Profissional em Castelo Branco, uma vez que o passe destes alunos é comparticipado diretamente e na totalidade pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH).

22/11/2023
 

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video