CORPO DE POLÍCIA CÍVICA FOI CRIADO A 28 DE NOVEMBRO DE 1883
Comando Distrital de Castelo Branco da PSP faz 140 anos
O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Castelo Branco comemorou dia 28 de novembro o 140.º aniversário.
Recorde-se que a 28 de novembro de 1883, a Junta Geral do Distrito de Castelo Branco deliberou a criação de um corpo de Polícia Cívica em Castelo Branco, comandado por um comissário de polícia. Esta data é considerada como dia festivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Distrital de Castelo Branco.
Atualmente, o Comando Distrital de Castelo Branco é constituído pela sede do Comando, do qual dependem quatro subunidades operacionais, e pela Divisão Policial da Covilhã, da qual dependem, igualmente, quatro subunidades operacionais.
Para assinalar os 140 anos, na passada terça-feira, 5 de dezembro, o capelão da PSP, padre Luís Leal, e o pároco da Paróquia de São Miguel, padre Nuno Folgado, celebraram, na Sé de Castelo Branco, uma missa de sufrágio. No mesmo dia realizou-se também uma homenagem, junto ao Memorial do Comando, ao efetivo já falecido. De seguida, foi realizada a cerimónia protocolar, presidida pelo diretor nacional da PSP, superintendente-chefe José Augusto de Barros Correia, na qual foram prestigiados e distinguidos polícias do efetivo, pelo seu desempenho profissional.
De referir, ainda, que no dia anterior 4 de dezembro, no âmbito das comemorações, realizaram-se em Castelo Branco dois concertos Palmo & Meio, pela Banda Sinfónica da PSP, no Infantário do Centro Social Padres Redentoristas e no Jardim de Infância do Valongo.