Edição nº 1826 - 10 de janeiro de 2024

Câmara entrega prémios do Concurso de Presépios

A Câmara de Idanha-a-Nova assinalou o Dia de Reis, 6 de janeiro, com a entrega dos prémios do Concurso de Presépios 2023, que mobilizou escolas, jardins de infância, instituições, associações e comerciantes de todo o Concelho.
Este ano, a entrega dos prémios decorreu no Mercado da Bio-Região, animando este espaço durante a manhã.
Na abertura da cerimónia, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, saudou os mais de 30 participantes no concurso, afirmando que “independente dos premiados, o importante é participar e continuar a preservar e divulgar os nossos usos, costumes e tradições, nas vilas e aldeias do nosso concelho”.
Armindo Jacinto acrescentou que “a criatividade é a grande vencedora do Concurso de Presépios! O objetivo é que possamos envolver, em próximas edições, também a população no processo de votação, e que tenhamos cada vez mais entidades a participar”.
A entrega dos prémios foi abrilhantada pelas Adufeiras de Idanha-a-Nova, com cantares tradicionais e de Janeiras, e adoçada por um Porto de Honra com o tradicional Bolo-Rei.
Na categoria escolas e jardins de infância o vencedor foi o jardim de infância da Mascal, do Ladoeiro, ficando na segunda posição a EB 2,3/Secundária José Silvestre Ribeiro, na terceira posição o jardim de infância das Termas de Monfortinho e no quarto lugar a Creche/jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova.
Foram atribuídas menções honrosas à EB1 Idanha-a-Nova, JI/EB1 Zebreira, EPRIN - Curso Agropecuária (3.º ano), JI/EB1 Penha Garcia, JI/EB1 Ladoeiro, JI/EB1 Monsanto, EPRIN - Curso Auxiliar de Saúde (1.º ano).
Na categoria escolas, associações e comerciantes o vencedor foi o Centro Social e Paroquial de São Miguel de Acha, seguido da Junta de Freguesia do Rosmaninhal, da Junta de Freguesia de Medelim e do Projeto Comunitário de Oledo.
As menções honrosas foram para a Mascal - Lar de Idosos (Ladoeiro), Meu Super (Idanha-a-Nova), Confraria do Soventre (São Miguel de Acha), Hotel Fonte Santa (Termas de Monfortinho), União de Freguesias de Zebreira e Segura, Fábrica da Igreja Paroquial de Monfortinho, Farmácia Andrade (Idanha-a-Nova), Adufeiras de Idanha-a-Nova,Lar Girassol - Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova, MUDA - Movimento e União de Defesa Animal, Santa Casa da Misericórdia do Rosmaninhal, Centro de Dia Ninho da Felicidade (Oledo), Centro de Dia de Proença-a-Velha, Confraria de Nossa Senhora do Almortão, Associação Nossa Senhora da Consolação (Monfortinho).

10/01/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
03/05
Canta LiberdadeCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video