Edição nº 1829 - 31 de janeiro de 2024

PENAMACOR
Aranhas mantém tradição com a Festa das Varas do Fumeiro

Aranhas, no Concelho e Penamacor, foi palco, de 26 a 28 de janeiro, da tradicional Festa das Varas do Fumeiro. A festividade em torno do património gastronómico e das tradições comunitárias, com destaque para os enchidos e para o fumeiro, ficou marcada por mostras gastronómicas e de produtos endógenos, de artesãos e produtores locais, animação de rua e espetáculos teatrais e musicais que animaram as Aranhas.
O presidente da Câmara de Penamacor, Luís Beites, destacou a festividade pelo grande evento gastronómico do Concelho, pela ancestralidade do costume do fumeiro e do saber-fazer dos enchidos, além de ser um fim de semana virado também para animação, para a cultura e ecletismo para todos aqueles que visitem as Aranhas.
Já o presidente da Junta de Freguesia de Aranhas, Luís Vaz, reforçou o caráter típico da festividade, do cantar das Janeiras, do desfile e leilão das varas, e a ligação que esta tem, em especial, na angariação de fundos para a festa de agosto.
O momento alto do evento foi o desfile das varas e o leilão do fumeiro, que se realizou dia 27. Trata-se de um momento solene de raízes profundas de comunhão comunitária, com o típico cortejo pelas ruas de Aranhas. O desfile das varas foi acompanhado por músicos locais, que abriram caminho até ao local em que decorreu o leilão dos enchidos, pelas gentes da localidade e pelos visitantes que se juntam às celebrações.
A Festa das Varas contou com a XXIII edição do Festival de Folclore, com a participação do Rancho Folclórico Os Carvoeiros da Enxabarda, do Fundão; com o Grupo de Folklore Jovenes Extremeños, de Moraleja, Espanha; com o Rancho Regional de Olival, do Douro Litoral; com o Grupo de Folklore U Fresnu, de Valverde del Fresno, Espanha; e com o grupo da casa, o Rancho Folclórico de Aranhas.
Tratando-se de um evento de cariz gastronómico, também não faltaram os showcookings, protagonizados pelo chef Marco Santose pelo chef Rui Cerdeira.
Ao longo dos três dias, houve também concertos, de Carolina Ceia, dos Magenta, do Grupo de Cantares Se7e Vozes, de Tiago Silva e do Grupo Pitarra.
Destaque ainda para a caminhada pela PR2, a Rota dos Moinhos do Baságueda, realizada dia 28.

31/01/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
02/05
Obrigado senhor ZéTeatro Estúdio São Veiga, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
03/05
Canta LiberdadeCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video