Edição nº 1830 - 7 de fevereiro de 2024

SORTEIO DE NATAL E CONCURSO DE MONTRAS DE NATAL
Natal traz prémios para clientes e comerciantes

A ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa e a Câmara de Castelo Branco procederam, na passada sexta-feira, 2 de fevereiro, à entrega de prémios do Sorteio de Natal e do Concurso de Montras de Natal.
Na cerimónia, o presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues, afirmou que “este não é o primeiro sorteio em parceria com a ACICB” a aproveitou para destacar “a adesão dos comerciantes e dos cidadãos”.
Leopoldo Rodrigues falou se seguida nas “dificuldades dos cidadãos pelas muitas despesas do orçamento familiar”, para avançar que o Sorteio de Natal é “uma ajuda”, enquanto pelo lado do comércio local “há que o dinamizar”, tanto mais que “os estabelecimentos dinamizam a atividade económica e são agregadores da comunidade”.
Por tudo isto realçou que esta é “uma forma de dar ênfase à atividade comercial, através de um sorteio”, para concluir que “precisamos de comércio no território, um comércio que seja forte e só o poderemos ter se fizermos aqui as nossas compras”.
O presidente da Direção da ACICB, Sérgio Bento, também considerou que se trata de “duas iniciativas muito importantes, que têm impacto no comércio local”, sendo que para se realizarem estas iniciativas “o apoio da Câmara é fundamental, porque a ACICB não teria meios próprios para isso”.
No que respeita ao Sorteio de Natal, envolveu 147 estabelecimentos do Concelho de Castelo Branco, dando entrada na tômbola mais de 97 mil senhas.
Recorde-se que por cada 20 euros de compras nos estabelecimentos aderentes era atribuída uma senha, pelo que se calcula que a iniciativa tenha atingido um volume de transações de um milhão 946 mil euros. Valor a que há a acrescentar 50 mil euros correspondentes aos prémios e que, obrigatoriamente, terão que ser gastos nos estabelecimentos aderentes.
De relembrar, também, que o primeiro prémio foi de cinco mil euros, o segundo de três mil euros e o terceiro de dois mil euros. Do 4.º ao 14.º, inclusive, prémio o valor foi de mil euros; do 15.º ao 28.º, inclusive, de 750 euros; do 29.º ao 45.º, inclusive, de 500 euros; do 46.º ao 65.º, inclusive, de 200 euros; e do 66.º ao 125.º, inclusive, de 100 euros.
O primeiro prémio foi para Joaquim Ramos, por compras feitas no estabelecimento O Fumeiro Albicastrense, o segundo para Alexandra Bernardo, por compras nos Talhos Barata; e o terceiro para José Pedro Vila Real, por compras na Nacional Ótica.
Quanto ao Concurso de Montras de Natal, o total de prémios ascendeu a 7.750 euros, distribuídos por três categorias, que Montra + Fácil Gostar, com voto do público, e + Original e + Sustentável, nestes dois casos com a seleção a ser feita por um júri.
Na categoria Montra + Fácil Gostar, o primeiro prémio, no valor de dois mil euros, foi para o estabelecimento Bichinho de Conta. O segundo, no valor de 750 euros, foi para a Retrosaria 3 Globos, e o terceiro, no valor de 500 euros, para o Tecidos do Castelo.
Na categoria + Original, a vencedora foi a Boutique Chique, que recebeu mil euros. Na segunda posição ficou a Eletro Santos, que recebeu, 750 euros; e na terceira posição ficou o Atelier das Artes, que recebeu 500 euros.
Na categoria + Sustentável, a Boutique Chique também foi a vencedora, recebendo mil euros, seguindo-se-lhe a Ótica Lucas, que recebeu 750 euros, e a Móveis LarBelo, que recebeu 500 euros.
António Tavares

07/02/2024
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video