EM PROGRAMA DE RÁDIO E NA BIBLIOTECA MUNICIPAL
Poesia de António Salvado em Vizela e no Seixal
A obra de António Salvado vai ocupar esta quarta-feira, 28 de fevereiro, a partir das 21 horas, a Hora da Poesia, que é um programa da Rádio Vizela, coordenado por Conceição Lima.
A cada quarta-feira, Conceição Lima apresenta um autor num espaço que tem o seu público fiel e é uma referência em Portugal na divulgação radiofónica de poesia. Desde os poetas mais consagrados, até aos que ainda se escondem atrás da pena, a autora do programa tem contribuído para a divulgação deste género literário que, através da Hora da Poesia, têm chegado aos quatro cantos do Mundo.
Referindo-se a António Salvado afirma que “há Poetas sobre os quais não podemos deixar cair o pó do tempo. António Salvado, a par do acervo que nos deixa, dedicou a vida a celebrar a Língua e a Poesia e este programa pretende comemorar a afirmação e a vitalidade de uma das vozes mais originais da poesia portuguesa da segunda metade do Século XX”.
Também a Biblioteca Municipal do Seixal dá a conhecer, durante esta semana, a vida e a obra do poeta Albicastrense. Traduzido em vários idiomas, com mais de 80 títulos, entre ensaios, antologias e sobretudo poesia, como a Biblioteca refere em nota, “os seus poemas, de profunda essência clássica, quer seja na forma como no estilo, são plenos de lirismo, celebrando a vida, a natureza e o amor”.
António Salvado faleceu a 5 de março de 2023 deixando uma extensa e rica obra cultural, transversal a várias áreas da criação e do saber, que deu o mote para a criação, em 2018, do Prémio Internacional de Poesia – António Salvado – Cidade de Castelo Branco.