Sindicato dos Professores da Zona Centro organiza debates
O Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZC) vai realizar três encontros com educadores e professores das escolas públicas do Distrito de Castelo Branco, para debater os temas que preocupam os educadores e professores que trabalham nos setores público, privado e social.
O SPZC adianta que “quem trabalha nas escolas públicas, poderá participar num dos encontros calendarizados”. O primeiro realiza-se esta quinta-feira, 29 de fevereiro, na Escola Secundária da Sertã; seguindo-se-lhe um no auditório da Biblioteca Municipal António Salvado, em Castelo Branco, na próxima sexta-feira, 1 de março; e outro no auditório da Biblioteca Municipal da Covilhã, dia 4 de março.
Os debates terão início pelas 9h30 e os participantes terão justificação da falta ao abrigo da Lei do Trabalho em Funções Públicas e do Código do Trabalho, legislação que concede 15 horas por ano para este tipo de atividade.
De acordo com o SPZC, “dos muitos assuntos da educação que preocupam os docentes, os alunos e as escolas destaca-se o concurso 2024-2025, que o Ministério da Educação deixou no ar que arrancará ainda antes das eleições; o acelerador de progressão na carreira; a Mobilidade Por Doença (MPD); a contagem do tempo de serviço; a avaliação do desempenho; a monodocência; a aposentação; os vencimentos e a perda da paridade com a carreira técnica superior; a gestão e administração escolar; e a municipalização do ensino”.