Antologia da prosa revela outra faceta de António Salvado
António Salvado Da palavra, o fruto - antologia da prosa é o título da obra organizada por Paulo Samuel que foi apresentada dia 5 de março, na Biblioteca Municipal António Salvado, em Castelo Branco. Obra que foi apresentada numa sessão evocativa do primeiro aniversário do falecimento de António Salvado, a 5 de março do ano passado.
A apresentação foi da responsabilidade de Maria de Lurdes Gouveia da Costa Barata, que realçou que “estamos perante um momento duplamente especial”.
O primeiro, avançou, porque “hoje lembramos alguém que nos é querido, e eu digo no plural, pois o grande poeta que é António Salvado torna-o pertença de todos nós, e esse alguém deixou de partilhar connosco o convívio físico da sua vida, o olhar olhos nos olhos, o riso e o humor, a fala audível num frente a frente. Partir faz hoje um ano, era o dia 5 de março de 2023, hoje é dia 5 de março de 2024 e está connosco, estando sempre. Agora a presença física é a sua palavra preservada”.
Já o segundo, afirmou, “vai ancorar na obra que nos junta aqui, a António Salvado Da palavra, o fruto - antologia da prosa, tornando-se força de estar com ele”.
Maria de Lurdes Gouveia da Costa Barata realçou que “a antologia organizada por Paulo Samuel incide sobre uma outra faceta de António Salvado: a do estudioso, crítico e ensaísta” e recordou que “Paulo Samuel apresentou em 2021 uma outra antologia, relevante, sobre a obra poética, Se canto são as palavras”.
Tudo para afirmar que “uma antologia acarreta seleção, vindo ao de cima uma subjetividade do selecionador” e mais à frente acrescentar que “não há dúvida que é assombrosa de pormenor de investigação esta antologia de Paulo Samuel.
Entre outros pontos, Maria de Lurdes Gouveia da Costa Barata referiu que “não se esquece o organizador de referir os critérios da organização de enumerar as fontes da recolha, de fazer uma sabedora e inteligente digressão sobre a língua (e faz um adequado excurso desde os «estudos saussurianos»), sempre salientando a língua portuguesa que é o objeto da antologia, abordando ainda a literatura e o conhecimento de autores portugueses por parte do antologizado, levando a uma reflexão justificativa do valor inerente ao autor António Salvado. Advém do entendimento que Paulo Samuel domina sobre este mesmo autor, pela segurança do conhecimento da sua vastíssima obra”.
Maria de Lurdes Gouveia da Costa Barata destacou também que “a reunião desta prosa
vai ao encontro da revelação de uma outra faceta do poeta António Salvado. É mais um traço da sua multímoda cultura em que se engastam o professor, o crítico, o ensaísta, ao lado do poeta, do grande poeta, melhor dizendo. E Paulo Samuel, o organizador, é mais do que isso: é o estudioso, demonstra-o, traçando as linhas dum homem que deixa marcas do que é ser na vida, esculpindo na palavra a sua trajetória. A diversidade temática dos textos aqui reunidos torna-se manancial de consulta e estudo, quiçá de motivação para maior conhecimento da obra em questão. A Antologia torna-se pedagógica pelos motivos aduzidos”.
AT