Alunos de Desporto da EPRIN percorrem a GR38 em Oleiros
Vinte cinco alunos, entre os 15 e os 19 anos de idade, do 1.º e 2.º anos do curso de Técnicos de Desporto da Escola Profissional da Raia (EPRIN), em Idanha-a-Nova, percorreram, dia 23 de fevereiro, parte da Via Ferrata, no Trilho Internacional dos Apalaches, em Oleiros.
O objetivo da saída de campo consistiu em desenvolver técnicas de escalada e manobras de cordas. O tempo chuvoso não o permitiu, mas os jovens, grande parte oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), ficaram a conhecer os segredos que envolvem este território do Concelho de Oleiros.
Um dos professores que acompanhou a visita, Nuno Mateus, explica que “a maioria dos jovens nunca tinham visto serras tão altas. Fomos explicando no que consiste a GR38 – Trilho Internacional dos Apalaches” e acrescenta que “é importante que os estudantes possam sair do contexto de sala de aula, até porque são alunos de Desporto, e poder diversificar as atividades, também praticadas na natureza”.
Ao final da manhã, os alunos e professores visitaram a Cascata de Água da Fraga D’ Alta, no Orvalho, onde almoçaram, no parque de merenda.
No final, o diretor do curso de Técnico de Desporto, Rui Esteves, afirmou que “vemos que os jovens dos PALOP estão genuinamente fascinados com o que aqui viram. Oleiros é um território diferenciador e este dia será inesquecível”.