Edição nº 1842 - 1 de maio de 2024

DIA 7 DE MAIO, EM COIMBRA
Alma Azul encerra Festival de Língua Portuguesa

O Festival de Língua Portuguesa – A Língua de Camões 2024 termina no próximo dia 7 de maio, na Mata Nacional do Choupal, em Coimbra, com um almoço literário em que Luís de Camões será a figura central, não só com a sua lírica e o canto terceiro de Os Lusíadas, mas também com leituras de poemas a ele dedicados.
As leituras partilhadas começam em Castelo Branco esta quinta-feira, 2 de maio, às 18 horas, numa parceria com o Espaço Arteira, em que o Festival promove o Encontro das Comunidades Lusófonas a viverem na cidade de Castelo Branco, através da celebração da língua comum.
Cada participante levará ao encontro os autores que melhor o representam dentro da diversidade cultural da Língua Portuguesa espalhada pelos cinco continentes, seja em países que têm o Português como língua oficial, seja pelas comunidades que se expressam em Português.
Em Alcains, o encontro será no próximo domingo, 5 de maio, na Ermida de Santa Apolónia, às 19 horas, e tem como destaque o professor, poeta e ensaísta Jorge de Sena, autor que divulgou a Língua Portuguesa nos Estados Unidos da América, onde faleceu em junho de 1978, sendo substituído na cátedra da Universidade de Santa Bárbara, Califórnia, pelo professor e poeta João Camilo, nascido em Salgueiro do Campo, Concelho de Castelo Branco.
Jorge de Sena, um dos mais profícuos intelectuais portugueses do século XX, tem uma extensa obra, também ensaística, sobre Luís de Camões.
O Festival de Língua Portuguesa – A Língua de Camões 2024 termina em Coimbra, dia 7, com o almoço comunitário e as leituras partilhadas de Luís de Camões que reunirá a Comunidade de Leitores Alma Azul da cidade, mas é aberto a todos os interessados.
Queijo de Alcains, pão, borrachões, vinho do Fundão, entre outras iguarias, estarão em cima da mesa, numa oferta do projeto Em Nome da Beira – Produtos Tradicionais, além do livro Até ao Fim do Mundo – Poesia Sobre Inês de Castro, obra que se inicia com o Canto Terceiro de Os Lusíadas; editado na coleção Literatura Portátil Alma Azul.

01/05/2024
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video