COM REUNIÃO NA CÂMARA DE CASTELO BRANCO
Aliança Europeia Norte Extremadura e Beira Baixa começa a ganhar forma
A Câmara de Castelo Branco acolheu, dia 27 de maio, uma reunião com os membros da Aliança Europeia Norte Extremadura e Beira Baixa, na qual deliberaram “apelar aos candidatos ao Parlamento Europeu, bem como aos governos de Portugal e Espanha que coloquem como prioridade e no epicentro da sua ação política, de forma imediata, o desenvolvimento do território transfronteiriço Beira Baixa/Norte da Extremadura, a região fronteiriça menos desenvolvida do espaço europeu”.
Para concretizar esse objetivo os membros da Aliança reivindicam ações que promovam o desenvolvimento económico, social e cultural de toda esta região.
Reivindicam ainda a conclusão da ligação entre Lisboa e Madrid, através do Norte da Extremadura e Beira Baixa com a conclusão da ligação entre Castelo Branco e Moraleja. Saliente-se que dos quase 700 quilómetros que ligam as duas capitais peninsulares falta apenas construir cerca de 72 quilómetros.
Na reunião foi também elaborado o programa do primeiro encontro da Aliança, que se realizará dia 19 de junho, em Moraleja, Espanha, e no qual será constituída formalmente esta aliança.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, e pelo porta-voz do MSU-Norte, Francisco Martín, sendo que estiveram presentes autarcas de Portugal, nomeadamente o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, e de Espanha, o presidente do Ayuntamiento de Moreleja, Julio César Herrero, além de outros autarcas dos dois municípios.
Também estiveram presentes associações de desenvolvimento local, empresários, e outros representantes da sociedade civil.