Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1847 - 5 de junho de 2024

JOÃO BARBUDO INSIGNE MESTRE NA ARTE DE MARCENARIA

Produto de uma das melhores Universidade” da arte de marcenaria, a antiga Mobílias Joaquim Maria Cardoso, o nosso convidado desta semana é sobejamente conhecido em Castelo Branco. 
João Barbudo, nasceu há 77 anos na cidade Albicastrense e após concluir os estudos primários, começou a trabalhar na prestigiada pastelaria Rosel, para decorridos alguns anos, se entregar de alma e coração à nobre arte de torneiro de marcenaria, sendo atualmente considerado um dos melhores artistas de Castelo Branco. “Tive felizmente um bom mestre, o saudoso Joaquim Maria Cardoso, onde da sua oficina nasceram inúmeros operários da arte que, ao longo de décadas, produziram verdadeiras obras de arte”, recorda com alguma emoção. 
João Estatalino Martins Barbudo é um insigne mestre da arte, em que, na situação de reformado, continua com enorme paixão a construir as obras que o notabilizaram, com destaque para os tabuleiros de xadrez, saindo das suas mãos, as próprias pedras para este jogo milenar. “São inúmeras horas de trabalho, em que dedico toda a minha imaginação e paciência, para que a obra nasça. Tenho inúmeras peças deste jogo, mas também outras obras de arte relacionadas com a talha, tudo no âmbito da marcenaria”, destaca com enorme orgulho. 
A atestar tudo aquilo que descreve, surge na conversa que tivemos com João Barbudo, outro grande artista Albicastrense, seu nome bastante conhecido. Trata-se de Jorge Batista, que considera o nosso entrevistado com seu professor, a quem muitas das vezes lhe solicita o seu apoio nalguns trabalhos que executa. “O João, para além da longa amizade que nos une ao longo de muitos anos, tem sido para mim, o mestre que me ensina, não só no trabalho propriamente dito, mas também com a sua rica experiência, é de uma enorme relevância para a resolução de alguns trabalhos mais complexos, sendo credor da minha grande estima e respeito”, reitera este verdadeiro testemunho daquilo que descrevemos neste texto.
A concluir, João Barbudo é também um homem com um raro sentido de humor, reunindo à sua volta muitos amigos que, atentamente ouvem as suas histórias de vida, e até alguns momentos musicais, em que alguns dos temas mais conhecidos são entoados por este artista que é claramente um orgulho Albicastrense, conquistando ao longo da sua vida, o respeito e o carinho da comunidade. 
José Manuel Alves

05/06/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
13/07 a 12/09
Para cá das sombras … genteCasa do Arco do Bispo, Castelo Branco
tituloNoticia
21/07
Feira mensal de Colecionismo, Antiguidades e VelhariasAvenida Nuno Álvares, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video